quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TEMA GERAL: VERDADE, VIDA, A IGREJA E O EVANGELHO – AS QUATRO GRANDES COLUNAS NA RESTAURAÇÃO DO SENHOR Mensagem Um As Primeiras Duas Grandes Colunas – Verdade e Vida


TEMA GERAL: VERDADE, VIDA, A IGREJA E
O EVANGELHO – aS QUATRO GRANDES COLUNAS NA RESTAURAÇÃO DO SENHOR
Mensagem Um
As Primeiras Duas Grandes Colunas –
Verdade e Vida

Leitura Bíblica: 1Tm 2:4, 7; 3:15; 2Tm 3:7, 15-16; Jo 14:6; 11:25; Cl 3:4; Gl 2:20

I.       As quatro grandes colunas na restauração do Senhor são a verdade, vida, a igreja e o evangelho; a verdade nos traz vida, vida produz a igreja e a igreja é responsável pela pregação do evangelho.
II.     A restauração do Senhor é primordialmente uma restauração da verdade:
A.  “Verdade” (gr. aletheia) significa realidade e denota todas as realidades da economia divina como o conteúdo da revelação divina, transmitida e revelada na Palavra sagrada; essas realidades são principalmente Cristo, como a corporificação de Deus, e a igreja, como o Corpo de Cristo:
1.   O desejo de Deus é que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade – 1Tm 2:4; 4:3; 2Tm 2:25; 3:7; Tt 1:1:
“Deus deseja que todos os salvos tenham o pleno conhecimento da verdade. Verdade quer dizer realidade e denota todas as coisas verdadeiras reveladas na Palavra de Deus, que são principalmente Cristo, como a corporificação de Deus, e a igreja, como o Corpo de Cristo. Todas as pessoas salvas devem ter um pleno conhecimento, uma percepção completa, dessas coisas.” (1 Timóteo 2:4, nota 2)
2.   A igreja é a coluna e base da verdade – 3:15:
“A verdade aqui refere-se às coisas verdadeiras reveladas no Novo Testamento acerca de Cristo e da igreja, segundo a economia neotestamentária de Deus. A igreja é a coluna sustentadora e a base de suporte de todas essas realidades. Uma igreja local deve ser o edifício que suporta, sustenta e testifica a verdade, a realidade, de Cristo e a igreja.” (1 Timóteo 3:15, nota 5)
B.  Para a propagação da restauração do Senhor, precisamos ser constituídos com a verdade:
1.   A melhor maneira de ser constituído com as verdades do Novo Testamento é usar a Versão Restauração com as notas e as mensagens de Estudos-Vida:
“Muitos têm um exemplar da Bíblia, mas ela tem permanecido fechada; quase nunca é aberta. O Senhor agora tem nos dado uma chave, uma maneira de abri-la. Considero os nossos escritos como a chave para abrir a Palavra sagrada. Creio que todos os que têm lido as mensagens de Estudo-Vida com as notas da Versão Restauração podem testificar honestamente que elas têm aberto capítulos e livros da Bíblia. Não visam substituir a Bíblia, mas fazer com que as pessoas se aprofundem nela.” (Treinamento de Presbíteros, Volume 3: A Maneira de Cumprir a Visão, pp. 128-129)          
2.   Precisamos ler a Versão Restauração e os Estudos-Vida diariamente; devemos considerá-los como nosso livro-texto; deveríamos ajudar os santos a edificar uma prática de gastar no mínimo trinta minutos todos os dias na Palavra.
3.   Quando a verdade entra em nossa memória, ela se torna um sustento constante e duradouro; então saberemos como apresentar a verdade a outros e como torná-los sólidos e constituídos com a verdade.
C. A restauração do Senhor se propaga por meio da propagação da verdade:
1.   Para a propagação da restauração do Senhor, devemos dispensar as verdades contidas na Versão Restauração:
O Senhor nos comissionou com Sua restauração e com certeza abriu o Novo Testamento para revelar-nos as muitas verdades preciosas e queridas. O que o Senhor precisa é de milhares dos Seus queridos santos que O amem, vivam para Ele e de nada saibam exceto Sua restauração, para tomar um caminho só. Não importa se os santos são do Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Taiwan, Inglaterra, Tailândia, Indonésia ou Estados Unidos; todos assumimos o mesmo encargo, tomamos o mesmo caminho e divulgamos as mesmas verdades. Dispensamos as verdades corporificadas na “barra de ouro”, a Versão Restauração. Não temos outra mercadoria! Se formos assim, a terra inteira será conquistada!” (Treinamento de Presbíteros, Volume 8: A Vitalidade do Mover Atual do Senhor, p. 153)
2.      Propagar a Versão Restauração é o melhor meio pelo qual podemos ir e proclamar a verdade:
“Nos próximos anos, de forma sincronizada com a promoção da verdade, a Versão Restauração do Novo Testamento em inglês, chinês, japonês, coreano, alemão, francês, português e espanhol, será concluída uma após outra. Esse será o melhor meio pelo qual seremos capazes de ir e proclamar a verdade.” (A Blessed Human Life, p. 64)
III.    A segunda grande coluna na restauração do Senhor é vida:
A.    “Vida” (gr. zoe) refere-se à vida divina, a vida eterna, a vida incriada de Deus.
B.     Cristo é não apenas a vida, mas Ele também é nossa vida; esse Cristo é nossa vida – Jo 11:25; Cl 3:4.
C.     Verdade e vida são ambas o Senhor Jesus, mas em aspectos diferentes – Jo 14:6:
“Tanto a verdade como a vida são o próprio Senhor, mas são dois aspectos diferentes daquilo que Ele é. A diferença é que a verdade é uma definição ou explicação exterior, e vida é o conteúdo interior e intrínseco. O Senhor está em nós como nossa vida, mas a experiência de vida precisa de uma explicação. Essa explicação é a verdade. Se recebermos o Senhor conforme essa explicação, temos vida. Portanto, a fim de experimentar e desfrutar o Senhor como vida, nós devemos conhecer a verdade. A experiência do Senhor como vida está contida no Senhor como verdade. Se não tivermos clareza acerca da verdade e não entendermos ou conhecermos a verdade, não teremos a maneira de desfrutar o Senhor como nossa vida.” (Truth, Life, the Church, and the Gospel: The Four Great Pillars in the Lord’s Recovery, p. 69)
D.    Precisamos crescer em vida para viver Cristo:
1.   Precisamos aprender a desfrutar a palavra de Deus diariamente – 1Pe 2:2-3:
      “A palavra de Deus é nosso leite, e o elemento constituinte na palavra é Cristo. Precisamos aprender a desfrutar a palavra de Deus todos os dias, assim como uma criança recém-nascida toma leite. Então receberemos o elemento constituinte de Cristo para o aumento de Sua vida em nós.” (Guidelines for the Propagation of the Lord’s Recovery, p. 35)
2.      O Espírito da vida está corporificado nas palavras do Senhor – Jo 6:63:
“O Espírito é vivo e real, contudo é muito misterioso, intangível e de difícil compreensão; as palavras, contudo, são concretas e tangíveis. Primeiro, o Senhor indicou que, para dar vida, Ele se tornaria o Espírito. A seguir, disse que as palavras que Ele fala são espírito e vida. Isso mostra que as Suas palavras faladas são a corporificação do Espírito da vida. Ele é agora o Espírito que dá vida em ressurreição, e o Espírito é corporificado nas Suas palavras. Quando recebemos as Suas palavras exercitando o nosso espírito, obtemos o Espírito, que é vida.” (João 6:63, nota de rodapé 3)
IV.       Hoje, a restauração do Senhor é uma restauração da verdade e da vida; as notas de rodapé na Versão Restauração abrem a Palavra aos leitores, fazendo-os conhecer a verdade e experimentar vida.

8 comentários:

  1. Rogo, pois. aos presbíteros que há entre vós eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;
    nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando--vos modelos do rebanho.
    Ora, logo que o Supremo pastor / se manifestar, recebereis, a imarcescível coroa de glória.

    ResponderExcluir
  2. A exortação a paz e a pureza
    Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor atentando, diligentemente, porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminado.; nem haja algun impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabei também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi regeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, buscassem com lágrimas, o tivesse buscado.Que Deus possa nos livrar dessa situação com toda sorte de misericórdia. Amem!!!

    ResponderExcluir
  3. - SANTIFICA-OS NA VERDADE. A TUA PALAVRA É A VERDADE.Jo17:17

    #Ser santificado, é ser separado do mundo e da sua usurpação e apartado para Deus e seu propósito, não somente em posição mais tambem em disposição. a palavra viva trabalha nos crentes para separá-los de tudo o que é mudano. Isso é ser santificado na palavra de Deus, que é a verdade, a realidade.

    #A palavra do Pai traz consigo a realidade do Pai. Quando a palavra de Deus diz: "Deus é Luz", ela traz consigo Deus como luz. Portanto, a Palavra de Deus é a realidade, a verdade, ao contrario da palavra de Satanás, que é vaidade, mentira.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro ponto que o irmão Lee restaurou com respeito a Cristo, consistiu em que o Cristo vivente é contrário à religião morta. Segundo, Cristo como Cabeça do Corpo (Cl.1:18), não é simplesmente o líder nem o modelo para a igreja;mais que isso, é intrinsicamente a pessoa mesma da igreja; e nEle se originam a existência, a vida e a atividade do Corpo (Ef. 4:16; Cl. 2:19). Terceiro, o ministério completo de Cristo se leva a cabo em três etapas: a encarnação, a inclusão e a intensificação. Mediante este ministério, Deus cumpre totalmente Sua economia, a qual corresponde ao desejo do seu coração. Na etapa de encarnação, Cristo trouxe Deus ao homem, expressou a Deus na humanidade e efetuou a redenção jurídica, obtendo assim o perdão de nossos pecados (Cl. 1:14), nossa justificação perante Deus (Ro. 4:25; 5:18), nossa reconciliação com Deus (Rm. 5:10) e nossa santificação posicional (Hb. 13:12). Na etapa de sua inclusão, mediante a ressurreição, Cristo foi designado Filho primogênito de Deus (Rm. 1:3-4; 8:29), fez-se Espírito que dá vida todo-inclusivo e composto (1Co. 15:45) e regenerou a todos os crentes a fim de fazê-los os muitos filhos de Deus (1 Pe. 1:3).
    Na etapa de intensificação, Ele como Espírito que dá vida se intensificou para chegar a ser assim, os sete Espíritos de Deus (Ap. 1:4; 5:6) com vistas a dar fim a degradação da igreja ao intensificar a salvação orgânica, produzir os vencedores e levar a Nova Jerusalém à consumação eterna.

    ResponderExcluir
  5. Ezequiel Capítulo 17:1-24). Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo; filho do homem, propõe um enigma e usa de uma parábola para com a casa de Israel; e dize; Assim diz o Senhor Deus: Uma grande Águia , de grandes asas, de comprida plumagem, fartas de penas de várias cores, veio ao Líbano e levou a ponta de um cedro. Vemos aqui, em Ezequiel satanás já usando os homens para impedir o avanço da obra do Senhor, hoje está acontecendo as mesmas coisas negócios engenhosos usando meios políticos para ganhar terreno é como os reis da terra praticaram no passado..
    Arrancou a ponta mais alta dos seus ramos e a- levou para uma terra de negociantes; na Cidade de mercadores, a deixou. Tomou muda da terra e a plantou num campo fértil; tomou e a- pôs junto de muitas águas, como salgueiro. Ela cresceu e tornou videira mui larga, de pouca altura, virando para águia os seus ramos, porque as suas raízes estava debaixo dela; assim se tornou em videira, e produzia ramos e lançava renovos.
    Houve outra grande águia, de grades asas e de muitas penas; e eis que a videira lançou para ela as suas raízes e estendeu para ela os seus ramos, desde a cova do seu plantio, para que a regasse. Em boa terra, a borda de muitas águas, estava ela plantada, para produzir ramos, e dar frutos, e ser excelente videira.
    Dize: Assim diz o Senhor Deus: Acaso, prosperará ela? Não lhe arrancará a águia as raízes e não cortará se fruto, para que se seguem todas as folhas de seus renovos? Não será necessário nem poderoso braço nem muita gente para arrancar por suas raízes.
    Mas, ainda plantada prosperará? Acaso, tocando-lhe o vento oriental, de todo não se secará? Desde a cova do seu plantio se secará. Então, veio a mim a palavra do Senhor dizendo:
    Dize: agora a casa rebelde: Não sabeis o que significam estas coisas? Deize: Eis que veio o rei de Babilônia a Jerusalém, e tomou seu rei e seus príncipes, e os levou consigo para Babilônia; tomou um da estirpe real e fez aliança com ele; também tomou dele juramento, levou os poderosos da terra,
    Para que o reino ficasse humilhado e não se levantasse, mas, guardando a sua aliança, pudesse subsistir. Mas ele se rebelou contra o o rei da Babilônia, enviando os seus mensageiros ao Egito, para que se lhe mandassem cavalos e muita gente. Prosperará, escapará aquele que faz tais coisas? Violará a aliança e escapará? Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, no lugar em que habita o rei que o fez reinar, cujo o juramento o desprezou e cuja aliança violou, sim, junto dele, no meio da Babilônia será morto.
    Faraó nem com grande exercito, nem com numerosa companhla, o ajudará na guerra, levantando tranqueira e edificando baluartes, para destruir muitas vidas. Pois desprezou o juramento, violando a aliança feita com aperto de mão, e praticou todas estas coisas; por isso, não escapará. Portanto, assim diz o Senhor Deus; tão certo como eu vivo, o meu juramento que desprezou e a minha aliança que violou, isto farei recair sobre sua cabeça.
    Estenderei sobre ele a minha rede, e ficará prezo no meu laço; levá-lo-ei a Babilônia e ali entrarei em juízo com ele por causa da rebeldia que praticou contra mim. Todos os seus fugitivos, com todas as suas tropas, cairão a espada, e os que restarem serão espalhados a todos os ventos; e sabereis que eu o senhor o, disse.
    Assim diz o Senhor Deus; Também eu tomarei a ponta de um cedro e a plantarei; do principal dos seus ramos cortarei o renovo mais tenro e o plantarei sobre um monte alto e sublime. No monte alto de Israel, plantarei, e produzirá ramos, dará frutos e se fará cedro excelente , debaixo dele, habitarão animais de toda sorte, e a sombra de seus ramos se aninharão aves de toda espécie. Saberão que todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, e elevei a baixa, sequei a árvore verde e fiz reverdecer a seca; eu, o Senhor, o disse e o fiz.


    ResponderExcluir
  6. Em data posterior, Pedro escreveu as seguintes palavras:"Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casaespiritual" (I Pedro 2.5). A estrutura superior da Igreja se compõe damesma substância de que é formado o seu alicerce; e assim como aestabilidade caracteriza o alicerce, igualmente caracteriza o edifíciointeiro. A estabilidade, pois, é um distintivo necessário do caráter detodo obreiro cristão, pois cada qual é uma "pedra que vive". Cristodisse a Pedro: "Tu és Pedro" (em grego, petros, uma pedra) "e sobreesta pedra" (em grego, petra, rocha) "edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Uma pedra que faça parte de um edifício não é uma rocha imensa, à semelhança doalicerce; porém, embora o alicerce e a estrutura superior sejamdiferentes quanto às suas dimensões, no tocante à substância são domesmo material. Cada um daqueles que participam do edifício daIgreja poderá ser pequeno em suas medidas, mas no tangente à suanatureza em nada difere do Cabeça da Igreja

    ResponderExcluir
  7. O Espírito de Jesus
    O Espírito Santo é chamado de Espírito de Jesus em Atos 16:6, 7.
    Jesus era um homem que sofria perseguição. Como um evangelista,
    Paulo saía para pregar, e ele também sofria. Naquele sofrimento ele
    precisava do Espírito de Jesus porque no Espírito de Jesus há o elemento
    do sofrimento. Se vai a um país pagão para pregar o evangelho, você
    precisa do Espírito de Jesus para enfrentar a oposição e perseguição. A
    força do sofrimento para resistir à perseguição está no Espírito de Jesus.
    O Espírito de Cristo
    Em Atos 16, por causa da perseguição, Paulo precisou do Espírito
    de Jesus, mas em Romanos 8 em ressurreição há o Espírito de Cristo. Em
    Romanos 8:9,10 temos três títulos: o Espírito de Deus, o Espírito de
    Cristo, e Cristo. Estes três títulos são usados permutavelmente. Isso
    indica que o Espírito de Deus é o Espírito de Cristo, e o Espírito de Cristo
    é simplesmente o próprio Cristo. Estes três títulos são sinônimos. O
    Espírito Santo de Deus é não somente o Espírito de Deus, mas também o
    Espírito de Jesus que sofreu e o Espírito do Cristo ressurreto. Contanto
    que tenhamos tal Espírito, temos o poder do sofrimento para enfrentar a
    perseguição e o poder de ressurreição para viver uma vida ressurreta
    sobre o pecado e a morte (Rm 8:2).

    ResponderExcluir
  8. Nós nunca deve ter qualquer confiança em nós mesmos. Devemos colocar nossa confiança na presença do Senhor, dizendo-lhe: "Senhor, se você levar a sua presença longe de mim, eu sou apenas um cão. Mas eu louvo que na Tua presença Eu sou um santo". Presença o quanto de Deus significa para nós! Quando Abraão estava trazendo Deus na Sua maneira no capítulo dezoito anos ele era um homem que poderia estar diante de Deus e conversar cara a cara com ele. Mas no capítulo vinte essa pessoa maravilhosa tornou-se muito média. Depois ele saiu ao estatuto da comunhão com Deus, ele podia mentir com o sacrifício de sua esposa. Parece inacreditável, mas ele fez isso. Se considerarmos a nossa experiência do passado, veremos que, pelo menos, algumas vezes temos feito o mesmo tipo de coisa. Isso nos mostra a importância de permanecer na presença de Deus. Nossa proteção não é a nossa auto; é a Sua presença. (Witness Lee, Estudo-Vida de Gênesis, Vol. 2, do Ministério Living Stream, EUA, 1987, p. 729) www.ministrybooks.org

    ResponderExcluir