quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mensagem Dois A Quarta Grande Coluna – O Evangelho Pleno e Completo


Mensagem Dois
A Quarta Grande Coluna – O Evangelho Pleno e Completo

Leitura Bíblica: Mt 28:19; Mc 16:15; Lc 24:47;
Rm 1:14-15; 1Co 9:16; 2Tm 4:2; At 4:31
I.       O conhecimento da verdade e o crescimento em vida são com vistas ao aumento e propagação da igreja, o Corpo de Cristo:
A.  Enfatizar o aumento e propagação da igreja enquanto se negligencia o conhecimento da verdade por parte dos crentes e seu crescimento em vida, resulta em uma enorme deficiência.
B.  Enfatizar o conhecimento da verdade por parte dos crentes e seu crescimento em vida enquanto se negligencia o aumento e propagação da igreja, resulta em uma enorme restrição.
II.     A quarta grande coluna na restauração do Senhor é o evangelho:
A.  O propósito único de Deus nesta era é que o evangelho seja pregado a fim de que a igreja possa ser edificada para culminar a Nova Jerusalém.
B.  O evangelho de Deus compreende todo o livro de Romanos e é o conteúdo de todos os vinte e sete livros do Novo Testamento:
1.   Romanos revela o evangelho pleno e completo de Deus; em Romanos Paulo fala sobre justificação, depois sobre santificação, depois sobre o Corpo de Cristo e, por fim, sobre as igrejas locais em cada lugar; esse é nosso evangelho; Romanos 8, como o centro do evangelho de Paulo, é sobre o Deus Triúno dispensando a Si mesmo no homem tripartido – Rm 8:10, 6, 11.
2.   O evangelho de Deus também é toda economia neotestamentária de Deus, isto é, Sua administração familiar com determinado plano para dispensar as riquezas de Deus para Seus escolhidos.
3.   Em Sua economia neotestamentária, o Deus Triúno se encarnou no Filho para se tornar um homem, viveu na terra por trinta e três anos e meio, morreu uma morte todo-inclusiva e solucionou todos os problemas entre o homem e Deus, entrou em ressurreição para regenerar os crentes, tornou-se o Espírito que dá vida, entrou em nosso espírito para ser nossa vida, e nos tornou, nós que éramos pecadores, filhos de Deus e membros do Corpo de Cristo, o qual é edificado organicamente e expressado na terra em muitas localidades e que culminará na Nova Jerusalém pela eternidade.
C.  Esse evangelho completo e pleno é o maior comissionamento na Bíblia, e é o maior encargo do Senhor para nós – Mt 28:19; Mc 16:15; Lc 24:47.
D.  O evangelho é nossa responsabilidade; Paulo disse: “Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes”; o débito de Paulo era o débito do evangelho – Rm 1:14.
E.   Para proclamar esse evangelho pleno e completo, devemos ter o poder do evangelho que provém de:
1.   Oração: Se quisermos que esse evangelho prossiga de maneira fresca, viva, eficaz e poderosa, devemos orar cabalmente até sermos salvos da timidez, libertados do mundo e estarmos limpos e transparentes; também devermos orar pela salvação das pessoas e a fim de receber poder – At 6:4.
2.   O Espírito: O poder do evangelho depende de estamos liberados; quando somos liberados, o Espírito essencial dentro de nós e o Espírito econômico fora de nós aparece; esse é o poder do evangelho – At 4:8.
3.   A Palavra: A fim de esse evangelho prevalecer, precisamos ser encharcados com a Palavra de Deus por meio da oração e comunhão com o Senhor – At 4:31.
F.   Precisamos dar os passos específicos e práticos em prol da propagação do evangelho ao pregar o evangelho conforme as maneiras a seguir:
1. Podemos fazer uma lista de nossos parentes e conhecidos e orar por eles como candidatos do evangelho:
“Precisamos começar a orar para ganhar os candidatos para nossa pregação do evangelho. Precisamos fazer uma lista de nossos parentes próximos e conhecidos. Depois, precisamos orar: “Senhor, entre estes, quem são aqueles que devo escolher primeiro como meus candidatos para o Teu evangelho?” O Senhor vai nos guiar. Não devemos anotar mais que cinco pessoas em nossa lista como candidatos iniciais para o Senhor ganhar. Pode ser que desses cinco, três não estejam disponíveis. Não importa, temos de aprender como nos preparar e como preparar nossos candidatos, os objetos de nosso trabalho. Precisamos orar por eles por cerca de dois meses. Depois poderemos sair para contatá-los.” (Fellowship Concerning the Urgent Need of the Vital Groups, pp. 148-149)
2.   Podemos abrir nossas casas em prol do evangelho; nossas casas são as saídas para a pregação do evangelho – At 10:5-8, 24-27:
      “Tão logo estivermos dispostos a abrir nossas casas, prepararmos a melhor refeição e convidarmos nossos parentes e amigos para virem, eles certamente serão salvos. Essa é a melhor maneira de pregar o evangelho.” (Truth, Life, the Church, and the Gospel: The Four Great Pillars in the Lord’s Recovery, p. 129)
3.   Podemos pregar o evangelho passando nossa literatura do ministério:
“Se todos quiséssemos ganhar uma pessoa a cada três meses, teríamos um aumento quadruplicado em um ano. Se usarem a “barra de ouro” (a versão Restauração), os livretes arco-íris e todos os Estudos-Vida, e os apresentarem aos crentes e incrédulos sempre, em três meses vocês conseguirão ganhar alguém. Creio que podem até conseguir uma pessoa toda semana. No ministério do Senhor, não estamos edificando algo para nós mesmos, mas totalmente para Ele.” (Treinamento de Presbíteros, Volume 8: A Vitalidade do Mover Atual do Senhor, p. 155)
“Muitas pessoas são muito zelosas em testificar pelo Senhor e conduzir homens a Cristo. No entanto, seu conhecimento é limitado e suas palavras são carentes. Eles não conseguem transmitir a mensagem do evangelho plena e adequadamente. Ademais, para conduzir homens a Cristo mediante outros meios, um crente novo tem de dar o seu melhor para escolher alguns bons folhetos em seu tempo vago e transmiti-los a outros. Isso o habilitará fazer o que ele mesmo, de outro modo, não conseguiria fazer.” (The Collected Works of Watchman Nee, Volume 49, p. 303)
4.   Podemos levar esse evangelho ao campus:
“Os campi são como tanques de peixes, e os estudantes são como peixes. Todos os ‘peixes’ foram reunidos em um “tanque de peixes”, por isso devemos ir a todas as universidades, escolas secundárias e de ensino fundamental para pregar o evangelho.” (Ibid., p.129)
5.   Esse evangelho precisa alcançar as pessoas de todos os níveis – At 1:8:
“A maioria de nossos irmãos e irmãs trabalha em diferentes profissões, comércios e ambientes; é possível que eles estejam em escolas, hospitais, fábricas, empresas, repartições públicas ou organizações privadas. Em todo lugar que estivermos, devemos nos utilizar de nossa influência pregando o evangelho para todos aqueles com quem temos contato.” (Truth, Life, the Church, and the Gospel: The Four Great Pillars in the Lord’s Recovery, p. 130)
G.    O evangelho é a maneira pela qual o Senhor segue adiante:
“Todos nós podemos resgatar esse encargo e prática de modo correspondente em cada lugar, conduzindo os santos a aprender a verdade de maneira séria e encorajando-os a buscar o crescimento em vida, para o avanço do evangelho, e trazer pessoas ao Senhor e à igreja. Isso permitirá que o Senhor tenha um caminho de prosseguir e também O trará de volta.” (Ibid., p. 131)

Nenhum comentário:

Postar um comentário