a

liderança

no

novo

testamento





witness Lee

Living Stream Ministry

conteúdo

1. A Liderança na Economia Neotestamentária
2. A Liderança no Ministério Neotestamentério e entre os Ministros do Novo Testamento
3. A Administração de Deus
4. A Liderança do Novo Testamento


Prefácio

Esse pequeno livro é composto de material selecionado de quatros livros do irmão Witness Lee. O capítulo um foi retirado do livro “Truth Messages”, páginas 27-35; o capítulo dois provém  “The God-ordained Way to Practice the New Testament Economy”, páginas 167-173; o capítulo três foi retirado do Treinamento de Presbíteros, livro 9: “The Eldership and the God-ordained Way” (1), páginas 39-54; e o capítulo quatro foi retirado “The Apostles’ Teaching and the New Testament Leadership, páginas 17-30. (Todas as obras referidas nesse livro são publicadas pelo Living Stream Ministry).

Nesse pequeno livro o irmão Lee faz a seguinte afirmação crucial:

A liderança no ministério neotestamentário não é em realidade a liderança de uma pessoa que controla. Na restauração do Senhor rejeitamos a noção de uma pessoa controlando indivíduos e questões. Nós temos alguma liderança, mas não a liderança de uma pessoa que controla. Ao contrário, temos a liderança de uma revelação que controla em um ministério por intermédio dos que trazem a revelação do ministério. A revelação controla, e ela controla por meio dos que trazem a revelação. A revelação na restauração do Senhor nos controla e nos restringe.

A revelação que controla e restringe na restauração do Senhor é a revelação da economia de Deus neotestamentária. O ensinamento dos apóstolos é o ensinamento da economia de Deus neotestamentária para dispensar o Deus Triúno no Seu povo escolhido e redimido a fim de  produzir e edificar o Corpo de Cristo para Sua expressão para consumar na Sua expressão completa eterna na Nova Jerusalém (Atos 2:42; 1Tm 1:3-4). Cristo assume a liderança entre nós como a única Cabeça do Corpo por meio dos Seus escravos que assumem a liderança para seguir esse  único ensinamento e ensinar essa única coisa.

Em sua carta de comunhão às igrejas da restauração do Senhor em 24 de março de 1997, o irmão Lee disse:

O Senhor mostrou-me que Ele tem preparado muitos irmãos que servirão como conservos comigo na maneira do entremesclar. Sinto que essa é a provisão soberana do Senhor para o Seu Corpo, e a maneira atual para cumprir o Seu ministério.

Que possamos servir com o nosso irmão como conservos na maneira do entremesclar para seguir a revelação da economia  neotestamentária de Deus para edificar o Corpo de Cristo e consumar a Nova Jerusalém até que encontremos o Senhor.

Os Editores
























Capítulo Um

a Liderança na economia neotestamentária

o conceito do senhor de liderança

o significado de liderança na Bíblia é completamente diferente do nosso conceito natural. O que o Senhor disse a respeito de  liderança em Mateus 20:20-28 e 23:8, 10, e 11 abala o nosso pensamento humano sobre liderança. De acordo com o conceito humano natural, um lider é superior aos outros. Mas, nesses capítulos, o Senhor diz que qualquer que deseja ser grande entre Seu povo deve ser um escravo. Conseqüentemente, o conceito do Senhor de liderança é o oposto do conceito natural. Sim, hoje, há uma necessidade de líderes entre os filhos do Senhor. Esses líderes, porém, precisam perceber que, na economia neotestamentária de Deus, a liderança significa escravidão. Se você deseja ser um líder entre os filhos do Senhor, você deve ser um escravo.

Se formos genuínos e honestos, admitiremos que amamos a liderança, mas não a escravidão. Esse é o coração humano. Mesmo as irmãs jovens gostam de ser líderes. Se elas não podem ser o número um, ou ao menos o número dois, elas estão desapontadas. Não traga o conceito natural de liderança à sua leitura da Bíblia. Na Bíblia, eu repito, liderança significa escravidão. Se você é verdadeiramente um escravo entre o povo do Senhor, você deve ser voluntário para limpar a sala, o chão, colocar em ordem as cadeiras, e servir como porteiro. Como isso é diferente da idéia de liderança no mundo! Na restauração do Senhor não devemos perguntar ao zelador quando vemos a necessidade de limpeza. Antes, nós todos devemos servir como zeladores. Vamos abandonar o nosso conceito natural de liderança e voltarmos à Palavra pura.

CRISTO, O ÚNICO LIDER

De acordo com a economia de Deus, há somente um líder entre Seu povo — o Senhor Jesus Cristo: “Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo” (Mt 23:10, VR). Qualquer um que me considera um líder na restauração do Senhor não está praticando a verdade. Se alguém perguntá-lo quem é o líder na igreja, diga-o que o líder é Cristo. Ao responder dessa maneira mostra que conhecemos a verdade e praticamos a verdade. Se alguém alega que Witness Lee é o líder, você precisa dizer-lhe, “Witness Lee é nosso escravo”.

A Igreja Católica afirma que Pedro foi designado por Cristo para ser o único líder. Contudo, o Novo Testamento, revela de outra maneira. Sim, nos evangelhos e na primeira parte de Atos Pedro é o primeiro, e seu nome é o primeiro mencionado. Mas, em Gálatas 2:9 diz, “...Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas.” Aqui, Pedro (Cefas) não é mencionado em primeiro lugar, mas em segundo. Quando Pedro levantou com os onze no dia de Pentecostes, ele era forte como um leão. Contudo, em Gálatas 2, ele foi covarde, pois quando os irmãos vieram da parte de Tiago, Pedro se recusou a comer com os gentios (v.12). Antes desse momento, ele praticou a verdade com relação ao comer com os crentes gentios de acordo com a visão que ele recebera em Atos 10. Mas, quando os irmãos vieram da parte de Tiago, ele não mais praticou a verdade nessa questão. Quando Paulo viu que Pedro e os outros não se portavam honestamente de acordo com a verdade do evangelho, ele o repreendeu diante de todos (Gl 2:14). Devido a sua fraqueza, Pedro estava danificando a verdade do evangelho, a verdade que tanto os crentes gentios como os crentes judeus são iguais. Isso mostra que em Gálatas 2, a autoridade espiritual de Pedro diminuiu. Pedro não era um apóstata, mas sua capacidade espiritual era menor do que a de Tiago. Por essa razão, em Gálatas 2:9 o nome de Tiago é mencionado antes do nome de Pedro. Além disso, o fato que os irmãos procediam “de Tiago” indica que Tiago representava a igreja em Jerusalém.

Outra indicação que Tiago, e não Pedro, representava a igreja em Jerusalém é vista em Atos 21:17 e 18: “Tendo nós chegado a Jerusalém, os irmãos nos receberam com alegria. No dia seguinte, Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros se reuniram”. Aqui nos é dito que Paulo e seus cooperadores não foram à Pedro, mas à Tiago, pois todos os presbíteros, incluindo Pedro, estavam na casa de Tiago. Ele era aquele que representava a igreja na cidade.

Uma indicação adicional disso é vista na conferência realizada em Atos 15. Nessa conferência de apóstolos e presbíteros, Pedro falou primeiro e então Paulo falou. Em uma conferência, os líderes não falam primeiro, mas por último. A palavra final nessa conferência foi dada por Tiago, como é indicado por essas palavras: “Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras” (At 15:13). Então no versículo 19 Tiago deu a sua decisão: “Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus”. Quando colocamos todos esses versículos juntos, vemos que Pedro não era o único líder no Novo Testamento. Quando os católicos reivindicam que Pedro era tal líder, precisamos saber como cortar retamente a Palavra sob esse aspecto, assim podemos apresentar uma figura clara para eles.

A liderança depende da capacidade espiritual

A liderança entre os Seus filhos na economia neotestamentária de Deus não é oficial, permanente ou organizacional. Antes, a liderança depende da capacidade espiritual. Aquele com a maior capacidade é o líder. Em um momento essa capacidade pode estar com certo irmão, mas, em outro momento pode estar com um irmão diferente. No dia de Pentecostes a maior capacidade estava com Pedro, mas em Atos 15 ela estava com Tiago.

Ademais, a relação entre Barnabé e Paulo ilustra esse principio. Atos 13:2 diz, “E servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Aqui vemos que Barnabé é mencionado antes de Paulo (Saulo). Mas, quando eles estavam na sua missão, Paulo espontaneamente assumiu a liderança (At 13:9) pois ele tinha a maior capacidade espiritual. Foi Barnabé que levou Paulo à Antioquia, e enquanto eles estavam juntos em Antioquia, ele assumiu a liderança. Mas Barnabé não discutiu com Paulo quando esse tomou a liderança na missão. Barnabé não disse; “Paulo, se afaste. Não esqueça que o meu nome foi mencionado primeiro quando fomos chamados. Por que você está assumindo a liderança? Pois, Barnabé percebeu que a capacidade de Paulo era maior que a dele, ele não discutiu com ele sobre assumir a liderança.

Todos esses fatos provam que a liderança entre os filhos de Deus hoje não devería ser oficial, permanente ou organizacional. Pelo contrário, depende sempre da capacidade espiritual. Essa é a maneira ordenada por Deus para colocar de lado o conceito humano de liderança. Os reis se sucederam no Antigo Testamento. Nunca havia três ou quatro reis ao mesmo tempo. Mas no Novo Testamento o Senhor não designou somente um apóstolo mas doze. Mais tarde, Ele adicionou outros, como por exemplo: Paulo, Barnabé, e Timóteo. Eu creio que houve muitos apóstolos. Se não, como poderia haver falsos profetas em 2 Corintios 11:13? Além do mais, em cada igreja local há sempre diversos presbíteros. A pluralidade no presbitério demonstra que na verdade não há liderança fixa na igreja.

Praticando a Verdade com relação a liderança

A razão pela qual menciono essa questão agora é que  alguém presumiu ser o líder da restauração do Senhor durante os últimos anos, não somente nesse país como em toda parte do mundo. Se os santos tivessem sido claros sobre a verdade concernente à liderança e a tivessem praticado, ninguém teria aceito tal reivindicação. Se ficarmos claros sobre a verdade e a praticarmos, de agora em diante ninguém ousará dizer que ele é o líder.

Considerar-me o líder na restauração do Senhor é não estar claro sobre a situação real; é ser contra a prática da verdade. Durante anos tenho estado com vocês, eu nunca assumi a liderança. Nunca dei ordens às igrejas e tampouco  aos santos concernente ao que eles deveriam fazer. Pelo contrário, muitas vezes presbíteros de diversas igrejas me imploravam para os dizer o que deveriam fazer. Sempre digo a eles para irem ao Senhor em oração e deixá-Lo guiá-los. Não há liderança organizada na restauração do Senhor. Há muito tempo quando deixamos as denominações, abandonamos principalmente a hierarquia, a organização. Todos devemos odiar a hierarquia e não aceitá-la de forma alguma. Durante os últimos anos, apesar disso uma hierarquia começou a mover-se lentamente e assumir liderança. Isso foi tolerado pois muitos estavam em trevas e não praticavam a verdade. Agora, todos nós devemos conhecer a verdade com relação a essa questão. Devemos estar debaixo do brilhar da luz e pleno da verdade.

Suponha que alguém reivindique para ser nomeado o líder na restauração. Não devemos considerar a sua palavra; ao contrário, devemos ir àquele que diz que o designou. Se um zelador que trabalha na Casa Branca diz que o presidente deu a ele um ordem com relação a você, não considere a palavra do zelador por ela mesma. Ao contrário, entre em contato com o presidente e pergunte-o sobre isso. Você não dever seguir a ordem do zelador simplesmente porque vem em nome do presidente. Se você acolher a palavra do zelador cegamente, você não tem culpa, mas foi enganado, pois está em trevas e deficiente da verdade. Você nunca deveria fazer alguma coisa ou acreditar em algo porque a reivindicação é feita por um certo irmão que diz assim. O que importa é o que o Senhor diz e o que a Bíblia ensina, não o que um irmão diz. Como precisamos aprender e praticar a verdade concernente a isso!

Durante anos estive com o irmão Nee. Nós nunca o consideramos um líder oficial, e ele nunca considerou a si mesmo dessa maneira. Sempre que alguém o considerava  como um líder e vinha a ele para instruções, o irmão Nee não diria uma palavra. Somente quando uma pessoa vinha a ele para comunhão, ele abriria a si mesmo para compartilhar algo. Ele nunca assumiu que ele era o líder oficial. Do mesmo modo, não  considero-me como um líder oficial na restauração do Senhor hoje.

Uma cabeça

O Novo Testamento revela que todos os filhos de Deus são um Corpo. Apesar que há muitos membros, há somente uma Cabeça. Entretanto, de acordo com o nosso conceito natural, há muitas subcabeças. Nós consideramos os ombros, os braços, as mãos e os dedos como subcabeças. Entretanto, há somente uma Cabeça que dá ordens para todos os membros diretamente, não através de subcabeças. Na restauração do Senhor não há organização; há somente um organismo, o Corpo. Portanto, não há qualquer tipo de  subcabeças. Não consider os braços ou os ombros como subcabeças. O Corpo tem somente uma única cabeça — Cristo. Se a nossa visão concernente a liderança é clara, ninguém será capaz de nos enganar.


Obedecendo àqueles que são líderes

Nós vimos um aspecto da verdade concernente à liderança, do ponto de vista da economia neotestamentária de Deus não há uma lidereança permanente, oficial. Agora, precisamos considerar outro aspecto. Hebreus 13:17 diz, “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem dever prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”. Todos nós devemos obedecer aos líderes. Isso não significa que os presbíteros exerçam autoridade sobre nós; significa que como aqueles que são mais velhos e têm mais experiência, eles assumem a liderança e precisamos segui-los. Obedecer significa seguir.

Considerando os presbíteros, Pedro diz, “Nem como dominadores dos que vos foram confíados, antes, tornando-vos modelos do rebanho” (1Pe 5:3). Os presbíteros devem assumir a liderança por se tornarem padrões, não dominando sobre os santos. Se os presbíteros vêem que o chão está sujo, eles não deveriam sentar no trono e convocar os serventes para limpá-lo  por eles. Ao contrário, eles deveriam assumir a liderança de limpar o chão e por meio disso dando o exemplo para outros o seguirem.

Apesar que os presbíteros não devem dominar sobre o rebanho de Deus, Pedro diz, “Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos” (1Pe 5:5ª). Além disso, há ocasiões quando os mais velhos precisam se submeter aos mais jovens. Como Pedro diz, “Outrossim, no trato de uns como os outros, cingi-vos todos de humildade” (v.5b). Desta maneira, não somente os jovens se submetem aos mais velhos, mas todos, incluindo os mais velhos, se submetem uns aos outros em humildade. Que figura maravilhosa é essa! É absolutamente diferente do conceito natural de liderança na mentalidade caída. A liderança na igreja não é aquela de Ninrode, que construiu a cidade de Babel. Antes, é uma liderança que edifica o Corpo.

A autoridade dos apóstolos

Em conclusão, precisamos dizer uma palavra a respeito dos  apóstolos. Os apóstolos têm autoridade? De acordo com o meu conhecimento do Novo Testamento, os apóstolos  não têm autoridades em si mesmos para controlar igrejas. Somente a palavra ministrada por eles tem autoridade. Se as igrejas e os santos continuam de acordo com a palavra, de acordo com oráculo de Deus, os apóstolos não têm autoridade para tocar as igrejas. Mas se uma igreja se perde ou é enganada, então os apóstolos tem a obrigação e responsabilidade para tratar com a situação de acordo com a palavra de Deus, a qual tem autoridade. Por isso Paulo diz, “Que preferis? Irei a vós outros com vara ou com amor e espírito de mansidão?” (1Co 4:21). Ele também disse a eles que estava presente em espírito para tratar com o pecador entre eles e expulsá-lo (1Co 5:3-5). A autoridade dos apóstolos é espiritual e está no seu ministério da palavra. Eles não têm autoridade posicional para interferir com os assuntos da igreja.
Entre os filhos de Deus na economia neotestamentária de hoje, não há verdadeiramente  liderança no sentido natural. Não há uma liderança oficial, permanente e organizacional entre os apóstolos. O mesmo é verdade com relação aos presbíteros na igreja local. Além disso, todas as igrejas estão no mesmo nível; não há unificação organizacional. Da mesma maneira, todas as regiões, distritos, e áreas da obra estão no mesmo nível. Portanto, todos os apóstolos, todas as igrejas locais, todos os presbíteros, e todas as regiões da obra estão no mesmo nível. Não há organização, não há hierarquia, não há liderança permanente e oficial. Antes, todos respeitamos e honramos o encabeçamento do Senhor Jesus Cristo. Se virmos isso, cortaremos retamente a palavra da verdade concernente a liderança entre o povo de Deus hoje.






















CAPÍTULO DOIS

A LIDERANça no ministério neotestamentário e entre os ministros do novo testamento

Leitura Bíblica: Atos 1:17, 25; Ef 4:3-6; 1Tm 1:3-5; 6:3-5; 2Jo 9-11

uma única liderança

No Novo Testamento há somente um único ministério e uma única liderança no ministério. Embora exista a verdade da liderança no ministério do Novo Testamento, o Senhor não designou oficialmente alguém para ser um lider. A primeira parte de Atos nos mostra que Pedro estava assumindo a liderança entre os apóstolos (cf. Atos 1:15; 2:14). Contudo, o Senhor Jesus não designou Pedro para ser o líder oficial. A liderança era algo espontânea de acordo com a vida, de acordo com a necessidade real, e de acordo com a situação. A liderança é formada pelo crescimento de vida e é um resultado da necessidade. Se não há necessidade, nenhuma liderança pode ser manifestada. O ambiente forma e constitui a liderança.

Há somente uma única liderança visto que o ministério é um (Atos 1:17, 25). Porque o ministério é um, não deveria existir mais de uma liderança. Também há uma única liderança já que Deus, o Senhor, e o Espírito são todos um (Ef 4:4-6). Desde que há um Deus, um Senhor, e um Espírito, como poderia existir mais de uma liderança? A única liderança é para manter a unidade do Espírito para o Corpo de Cristo (Ef 4:3). Hoje o cristianismo é dividido porque há muitas lideranças. Cada líder tem um grupo que é a esfera da sua liderança, e aquela esfera se torna um divisão. Assim, se a questão da liderança não é aplicada ou vista adequadamente, criará divisão.

a liderança no ensinamento dos apóstolos

A liderança é produzida, fortalecida, e também limitada e restrigida, no ensinamento dos apóstolos. Em 1 Timóteo 1:3-4 Paulo exortou a Timóteo a permanecer em Eféso a fim de fazer uma coisa com um propósito definido. Ele estava lá para exortar os dissidentes para que não ensinassem coisas diferentes da economia de Deus na fé. Ele tinha que exortá-los para não ensinar coisas que eram diferentes do ensinamento dos apóstolos, que está relacionado a economia neotestamentária de Deus para dispensar o Deus Triúno no Seu povo escolhido e redimido para que Cristo possa ter um Corpo para expressar a Si mesmo e para que o Deus Triúno possa ter uma completa, eterna expressão na Nova Jerusalém. Qualquer ministro que prega ou ensina deveria levar a cabo esse ministério. Caso contrário, esse pregador ou esse ministro deveria ser limitado. Paulo tinha autoridade para exortar as pessoas a não ensinarem diferentemente da economia de Deus. Timóteo deveria dizer aqueles dissidentes que a sua maneira de ensinamento deveria ser restringido e corrigida. Primeira Timóteo nos mostra que existia alguma liderança que exortava as pessoas ensinar a coisa certa.

Também podemos ver a liderança do ensinamento dos apóstolos em 2 João 9-11 onde João exorta os crentes a não receberem aqueles que iam além do ensinamento de Cristo. Ir além do ensinamento de Cristo é ir além do ensinamento dos apóstolos. Em 2 João 10-11 diz, “Se alguém vem ter convosco e não traz essa doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más”. João exorta a proibir os crentes de receber esse tipo de ministros. Dizer “bem-vindo” para alguém era usado como saudação. Os crentes não deviam mesmo saudar aqueles que vinham a eles e não traziam o ensinamento de Cristo. Essa exortação forte mostra a liderança no ministério neotestamentário.

Paulo, em sua obra no ministério neotestamentário, exercitou a liderança para corrigir aqueles que ensinavam erroneamente, e João exercitou sua liderança para exortar os crentes a não receber aqueles que ensinavam heresia, que não estava de acordo com o ensinamento dos apóstolos. Os apóstolos que participavam no ministério da economia neotestamentária realmente exercitavam alguma liderança.

Não a Liderança em organização

Tal liderança exercitada por Paulo e João não era uma liderança em organização. Os primeiros doze apóstolos foram designados pelo Senhor Jesus, mas eles não eram organizados. A designação do Senhor Jesus era igual entre os doze. No Novo Testamento não podemos ver uma organização com um quadro de membros, um presidente, um secretário, ou outros cargos. Todas as principais denominações têm um quadro de membros e um presidente. A Igreja Católica tem o papa como a cabeça da sua organização hierarquica. Mas a liderança no ministério do Novo Testamento não é a liderança no sentido mundano de controlar os outros. Na restauração do Senhor não temos um quadro de membros com um presidente.

Ademais, essa liderança não é a liderança dos atos dos ministros, mas em seu ensinamento, para restringi-los de serem divisivos. Alguns vezes no Novo Testamento Paulo disse aos seus cooperadores para irem a certo lugar(1Co 4:17) ou permanecer em outros lugares (Tt 1:5). Mas, basicamente falando, a liderança não é exercida sobre os atos dos ministros. Ninguém deveria exercitar qualquer controle sobre a obra do Senhor. Se alguém tem o encargo para ir ao Alaska, ele dever estar claro que isso é do Senhor.  Ninguém controla a sua ida ou não, mas ele precisa estar claro se a  sua decisão é ou não através da comunhão com o Senhor e o Corpo. Não há restrição aplicada aos movimentos dos obreiros, mas se alguém se levanta para ensinar algo além do ensinamento dos apóstolos, a liderança pode se levantar para dizê-lo para não ensinar diferentemente. A liderança que é mostrada no Novo Testamento reside principalmente nos ensinamentos dos ministros, não nos atos dos cooperadores.

Como a restauração do Senhor está espalhada por todo o mundo, quem pode conduzir os atos de tantos cooperadores e aqueles que servem? Nós não temos um quadro ou uma missão para dirigir os atos dos cooperadores. Ninguém tem a posição para guiar os atos dos ministros. Eles precisam orar e buscar a direção do Senhor e ter comunhão com os amados santos que estão concernentes ao mover do Senhor na terra hoje. Através da oração e comunhão com os santos, eles estarão claros se eles devem ficar onde eles estão ou ir a outro lugar. Eles estarão claros se devem ir por si mesmos ou com alguns outros. O que é ensinado ou pregado pelos obreiros, contudo, deve ser restrito. Há necessidade de muita liderança nesse campo.

Na restauração o ministro de Deus, não há liberdade para pregar tudo o que gostamos de pregar ou ensinar. Nossa pregação e nosso ensino tem que ser restringido sob a liderança  pela revelação da economia neotestamentária de Deus. Se alguém na restauração do Senhor começou a ensinar, enfatizar ou promover alguma coisa contrária ou diferente da economia neotestamentária de Deus, haveria a necessidade de alguma liderança para que isso seja restringido. Por conseguinte, não haveria nenhuma confusão. Se todos nós tivéssemos uma revelação clara do ministério de Deus na economia neotestamentária, nunca haveria confusão na restauração do Senhor.

No passado a restauração do Senhor foi pertubada por alguns que enfatizavam a questão do falar em linguas. A maioria dos cristãos ainda não aceitaram a questão do falar em línguas, e na realidade esse questão produziu muito dano ao mover do Senhor na terra. Com a questão do falar em línguas o débito é maior que o crédito. No princípio da restauração do Senhor na China continental, sofremos uma grande perda quando tentamos praticar o falar em línguas. Por fim, os cooperadores espontaneamente concluiram que o falar em línguas não era benéfico para o mover do Senhor na terra.

Uma certa revista carismática editou um artigo no qual o escritor disse que tinha contatado duzentas pessoas que reivindicavam que falam em línguas. Sem exceção, todas essas duzentas duvidavam se a línguas faladas eram genuínas. No entanto, o escritor os encourajou para continuar a falar em línguas não obstante as suas dúvidas acerca da  genuinidade do que eles expressavam. Lemos esse artigo publicamente no treinamento de 1963. Quando perguntei aos treinandos se Pedro e os outros no dia de Pentecostes tinham alguma dúvida se as línguas faladas por eles eram genuinas. Certamente Pedro e os outros não tinham tais dúvidas. Contudo, esses duzentos faladores de línguas tinham dúvidas pois as línguas que falavam não eram genuínas.

Além disso, em 1963 e 1964 havia reportagens nos jornais sobre uma profecia pentecostal  que um tremor de terra afligiria a cidade de Los Angeles  e que a cidade cairia no oceano. Não obstante, a data prognosticada passou, e nada aconteceu. Certamente essa falta de cumprimento é suficiente para provar que essa profecia era uma fraude. Por diversos anos, nós na restauração do Senhor na China estávamos sob a influência do pentecostalismo. Por meio da nossa experiência podemos testificar que nosso envolvimento com pentecostalismo foi mais uma perda que um ganho. O maior dano do pentecostalismo é que torna dificil aos crentes apreciar a união orgânica, interior com o Deus Triúno. Muitos crentes são interessados em falar em línguas, cura, e milagres, mas não no desenvolvimento e cultivo da união orgânica com o Deus Triúno.

Desde o princípio da restauração do Senhor nos Estados Unidos, disse aos santos que cria que existia a questão do falar de línguas na Bíblia, mas de acordo com nossa observação e experiencia o falar de linguas do movimento carismático hoje não é genuino, mas fabricado humanamente. Alguns dizem que podem ensinar a outros falarem em línguas. Eles fazem isso encorajando-os a falar síbalas sem sentido. Obviamente, esse “falar em línguas” não é um dialeto genuino. Falar em línguas dessa maneira não ministra vida e não edifica os crentes. Quando alguns estavam enfatizando o falar em línguas na restauração do Senhor isso criou um problema. Não dei ordens para proibir isso, mas fiz o possível para ter uma comunhão completa com os santos dizendo-os que o falar em línguas não ministra vida ou ajuda de qualquer modo a restauração do Senhor.

Há um perigo de ensinamentos entrando entre nós que enfatiza outras coisas do que a economia neotestamentária. Não precisamos exercitar muita liderança sobre esses tipos de coisas, mas precisamos ensinar aos santos na restauração do Senhor a aprender a economia do Novo Testamento. Ao aprender a economia de Deus, os santos terão habilidade para discernir o que é necessário e o que não é necessário. Os santos que têm a visão da economia neotestamentária de Deus não se importariam por ensinamentos que enfatizam e acentuam outras coisas. Por causa da nova maneira do Senhor, a porta está amplamente aberta para todos falarem e agirem. Por isso,  devemos ser restringidos pela visão celestial, e revelação da economia do Novo Testamento.

A liderança em realidade

A liderança no Novo Testamento em realidade não é a liderança de uma pessoa que controla. Na restauração do Senhor, rejeitamos a noção de uma pessoa controlando pessoas e questões. Realmente temos alguma liderança, mas não a liderança de uma pessoa que controla. Ao contrário, temos a liderança de uma revelação controladora de um ministério através dos que trazem a revelação do ministério. A revelação controla, e ela controla por meio dos que trazem a revelação. A revelação na restauração do Senhor nos controla e nos restringe.

O ministério entre nós não é um ministério de uma pessoa sozinha, mas o único ministério do Novo Testamento, o ministério do mover do Senhor na terra na dispensação da igreja. O mover do Senhor na terra é por meio do Seu único ministério, e todos participamos nesse único ministério. Mesmo a nossa saída para visitar as pessoas ao bater suas portas é parte desse único ministério. A liderança não é a liderança de uma pessoa sozinha que está controlando pessoas na restauração do Senhor. A liderança na restauração do Senhor é a liderança da revelação dada por Deus que nos restringe, nos dirige e nos controla deste modo a confusão e divisão podem ser evitadas.

Agradecemos ao Senhor pelo único ministério e pela única liderança nesse ministério. Estou tão feliz que todos nós recebemos uma revelação sob uma liderança, tomando um caminho e alcançado um objetivo. Se todos os santos na restauração do Senhor se levantassem para assumir a maneira ordenada por Deus a fim de praticar a economia do Novo Testamento, que impacto teríamos! Na nova maneira do Senhor, todos os santos têm muitas oportunidades para servir ao Senhor ao bater às portas, batizar as pessoas, estabelecer reuniões de casa, ensinar a verdade, e ajudar as pessoas a crescer em vida. Devemos cooperar com o Senhor para assimilar a nova maneira, a maneira ordenada por Deus, para praticar a economia do Novo Testamento. Realmente creio que isso trará o Senhor Jesus de volta.












Capítulo Três

a administração de deus

a administração de deus no antigo testamento

A administração de Deus na terra está muito relacionada à administraçãs das igrejas. Se virmos a administração de Deus na terra, temos que ver a administração da igreja. Para estudar essa questão, devemos voltar ao princípio do mover de Deus entre a humanidade no Antigo Testamento.

Um Reino de Sacerdotes e uma Nação Santa

No livro de Gênesis depois da queda de Adão, Deus se moveu na terra entre Seu povo escolhido. Por meio do Seu mover no livro de Gênesis, Deus ganhou algumas pessoas importantes e finalmente Ele ganhou a casa de Israel. As pessoas cruciais que Ele ganhou foram Adão, Abel, Enos, Enoque, Noé, Abraão, Isaque e Jacó com José. Por intermédio de Jacó com José, Deus ganhou a casa de Israel como um pequeno grupo de pessoas, mas naquela casa não podemos ver muito da administração de Deus. Nós não podemos ver muito da administração de Deus até chegarmos à época de Moisés descrita em Êxodo.

Em Êxodo 19 no Monte Sinai o Senhor disse aos filhos de Israel que Ele queria que eles fossem um “reino de sacerdotes” e uma “nação santa” (v.6). A nação de Israel tinha provavelmente cerca de dois milhões de pessoas naquela época. Os filhos de Israel não foram salvos individualmente do Egito. Eles foram salvos corporativamente como uma raça inteira de pessoas. Eles não sairam do Egito um por um como indivíduos, mas sairam como um povo corporativo, até mesmo como uma nação e reino. Quando eles vieram à Sinai, Deus os chamou um reino de sacerdotes e uma nação santa. No reino em Sinai, a administração de Deus começou entre o Seu povo na terra.



O Governo de Deus é pela Sua Palavra Imediata mais Sua Palavra Escrita e Constante por meio de Alguns Representantes

A administração de Deus tampouco era uma autocracia por um ditador nem uma democracia do povo. A administração entre os filhos de Israel era uma teocracia, mostrando que o próprio Deus veio para governar, dirigir, administrar o povo de Deus diretamente mas por meio de alguns representantes. Entre os filhos de Israel, esses representantes eram os sacerdotes, e os anciãos trabalhando juntos para a teocracia de Deus. Os sacerdotes eram aqueles que receberam a palavra de Deus, o falar de Deus, as instruções de Deus. O falar de Deus, Sua palavra constante e imediata, era a constituição viva dos filhos de Israel. Até que a lei fosse dada, não havia o falar constante de Deus, mas havia sempre o Seu falar imediato. A lei era o falar constante de Deus. A lei como a Constituição dos Estados Unidos, pode ser considerada a primeira constituição escrita do povo de Deus escrita pelo próprio Deus. O Antigo Testamento, contudo, nos mostra que a constituiçao escrita por Deus por ela mesma não era adequada. Ainda havia a necessidade da constituição imediata de Deus, Seu falar imediato. O falar imediato de Deus sempre vem junto com a Sua palavra escrita. A teocracia entre a nação de Israel era um governo de acordo com o falar constante de Deus como escrito na lei ou o falar imediato de Deus como revelado por meio do peitoral do sumo sacerdote por meio do Urim e do Tumim (Ex 28:30; Lev 8:8; Nm 27:21; Dt 33:8; 1Sm 28:6; Ed 2:63; Ne 7:65).

A parte extremamente crucial no governo de Deus era o falar imediato de Deus por meio do Urim e do Tumim no peitoral do sumo sacerdote. Entre o povo de Israel, havia os anciãos de um lado e os sacerdotes de outro lado. Apesar que a Escritura não indica claramente como os anciãos foram produzidos, ela nos diz como os sacerdotes foram produzidos. Deus escolheu toda a nação de Israel para ser o reino de sacerdotes. Ele pretendia que todo varão israelita deveria ser um sacerdote. Mas os filhos de Israel caíram e falharam para alcançar o propósito de Deus. Assim, Deus inverteu Sua escolha de toda nação de Israel como sacerdotes para uma familia, a casa de Arão. A casa de Arão tornou-se a casa dos sacerdotes para substituir a nação de sacerdotes. Arão como o pai foi designado por Deus para ser o sumo sacerdote, e todos os seus filhos tornaram-se os sacerdotes (Ex 28:1). Essa foi a maneira pela qual os sacerdotes foram produzidos no Antigo Testamento.

Entre os sacerdotes estava o sumo sacerdote com as suas vestes sacerdotais. A parte mais importante dessas vestimentas era o peitoral na estola sacerdotal (Ex 28:15-30). No peitoral estavam doze pedras preciosas gravadas com o nome das doze tribos de Israel (vv. 17-21). Há muito tempo li um artigo com relação ao Urim e ao Tumim escrito por um estudioso hebraico. De acordo com esse artigo, os doze nomes das doze tribos de Israel eram compostas de dezoito das vinte e duas letras do alfabeto hebraico. As quatro letras que sobraram foram colocadas em uma peça chamada Tumim. A palavra Tumim designa perfeição ou conclusão. Assim, no peitoral, com a peça adicional chamada Tumim, todas as vinte e duas letras do alfabeto hebraico podem ser encontradas.

Além disso, de acordo com esse artigo, o Urim, que significa luz, era um iluminador inserido no peitoral embaixo das doze pedras. As doze pedras no peitoral estavam normalmente sob o brilhar do Urim. Quando o sumo sacerdote ia à presença de Deus com o peitoral, repentinamente um pedra inscrita com um certo nome se tornava escura. Essa escuridão de um pedra específica era o falar imediato de Deus. Era dessa maneira que letra após letra, o sumo sacerdote era capaz de soletrar uma palavra, então uma sentença, então um parágrafo, até que o pleno julgamento de Deus fosse determinado. Era necessário ter o alfabeto hebraico completo com as  vinte e duas letras para que qualquer palavra pudesse ser composta.

O escritor desse artigo disse que foi através do Urim e do Tumim que o pecado de Acã foi descoberto em Josué 7. Pelo  Urim e o Tumim, eles souberam que aquele que tinha pecado pertencia a tribo de Judá. Por fim a familia e a pessoa foram descobertas (vv.16-18). O peitoral do sumo sacerdote  é chamado o peitoral do julgamento em Êxodo 28:30 pois ele fala imediatamente por Deus. Onde quer que houvesse um problema que não pudesse ser resolvido ou decidido pela lei escrita, o sumo sacerdote conduzia o peitoral a presença de Deus para esperar em Deus e ler as letras. Então ele recebia o falar de Deus. Essa era a maneira de receber a revelação imediata de Deus com relação a Sua administração. Ademais, esse é o motivo pelo qual alguns estudiosos chamaram a administração divina de Deus no Antigo Testamento de teocracia.
Depois que o sumo sacerdote recebia o falar imediato de Deus, ele não executava ou levava a cabo o que Deus tinha falado diretamente.        Ao contrário, ele passava a palavra que ele tinha recebido aos anciãos, e esses se tornavam os administradores diretos entre o povo de Deus. Josué poderia ser considerado o ancião-líder entre o povo de Deus no seu tempo. Eleazar, um descendente de Arão, era o sumo sacerdote que acompanhava Josué. Deus pediu a Moisés para dizer a Josué que se ele quisesse conhecer a vontade ou liderança de Deus, deveria ir a Eleazar, o sacerdote, que perguntaria “O qual por ele consultará, segundo o juízo do Urim, perante o Senhor” (Nm 27:21). Essas duas pessoas  continuaram o mover do Senhor juntos. Um carregava a responsabilidade para ir à presença de Deus a fim de  receber  o falar de Deus imediato, e o outro recebeu o falar divino da administração entre o povo de Deus. Em princípio, a administração de Deus foi executada pelos anciãos de acordo com o falar divino recebido através do Urim e do Tumim. Quando os sacerdotes se tornaram fracos, como por exemplo, no tempo de Eli (1Sm1:12; 3:12-14), os profetas eram levantados para fortalecerem  o falar de Deus (3:20-21). O falar imediato de Deus através dos sacerdotes, foi pelo Urim e o Tumim, mas o falar imediato de Desu através dos profetas foi pelo Espírito de Deus vindo sobre certas pessoas capacitando-as a falar a palavra de Deus.

Mais tarde no Antigo Testamento, os filhos de Israel seguiram a maneira mundana para ter um rei. Isso ofendeu a Deus (1 Sm 8:4-7). Seu desejo por um rei desagradou a Deus pois eles queriam um homem para reinar sobre eles preferivelmente que Deus. Deus permitiu-os que tivessem um rei, mas como resultado eles sofreram(vv. 10-18). Seguindo esse rei, Saul, Deus estabeleceu um homem como rei de acordo com o Seu coração, um homem chamado Davi (At 13:21-22). Mesmo com Davi ainda havia a necessidade da estola sacerdotal (1 Sm 23:9-12; 30:7-8; 2 Sm 6:14; 1 Cr 15:27).

Quando o reinado se tornou fraco, os profetas foram levantados. Quando Davi pecou, Natanael veio para repreendê-lo e ajudá-lo na administração de Deus (2 Sm 12:1-25). Todos os profetas da época de Davi até a época de Malaquias (Ml 1:1) foram pessoas usadas por Deus para falar Sua palavra imediata para o Seu povo a fim de ajudar os administradores, os reis, executando a  administraçao de Deus entre o Seu povo.
Tudo o que acontece no Antigo Testamento era uma figura do governo do Novo Testamento. Se entendermos a administração de Deus no Seu mover no Novo Testamento hoje, temos que voltar ao Antigo Testamento para receber o entendimento pleno da pratica da administração de Deus. A administração de Deus é governada diretamento pelo proprio Deus. Esse governo divino direto é a teocracia. Precisamos ver o principio do governo divino de Deus entre o Seu povo. Seu governo é pelo o Seu falar imediato mais a Palavra escrita constante. O falar imediato não era igualmente através dos sacerdotes ou dos profetas, mas tampouco os sacerdotes nem os profetas eram os administradores diretos. A administração direta tampouco era dos anciãos, dos juizes, ou dos reis.

A administração de Deus no Novo Testamento

Os Presbíteros Designados pelos Apóstolos

Agora chegamos ao Novo Testamento. No Antigo Testamento não somos capazes de descobrir como foi produzido o primeiro grupo de anciãos. Também não há uma palavra direta no Novo Testamento que nos diga como foi produzido o primeiro grupo de presbiteros na igreja no Novo Testamento. Tanto Pedro como João eram presbiteros na igreja em Jerusalém (1Pe 5:1; 2Jo 1; 3 Jo 1). Tiago também era um presbítero em Jerusalém (Gl 2:9; At 12:17; 15:2, 13; 21:18). Ele era um irmão de carne do Senhor Jesus (Gl 1:19; Mt 13:55) e não foi salvo antes da morte do Senhor (Jo 7:3, 5). Tiago creu no Senhor, por ver a morte do Senhor ou por meio  da aparição do Senhor a ele em Sua ressurreição ( 1Co 15:7). Assim, da época da sua salvação até que se tornou um presbistero foi muito pequeno. Por fim, ele se tornou o presbítero líder  na igreja em Jerusalém. A igreja em Jerusalém é representada pelo nome de Tiago em Gálatas 2:12, e no livro de Atos, ele é proeminente entre os presbíteros em Jerusalém (12:17; 15:13; 21:18). Como Tiago, Pedro e João foram produzidos como presbísteros? A Bíblia não diz-nos diretamente.

Quando o apóstolo Paulo foi levantado pelo Senhor e enviado pelo Espirito Santo, o Senhor o usou para estabelecer novas igrejas. Atos 14:23 nos diz que Paulo retornou para designar os presbíteros em cada uma das novas igrejas provavelmente dentro do mesmo ano. A designação dos presbiteros é registrada claramente em Atos 14:23. Os presbísteros foram estabelecidos entre os santos pelos apóstolos que tinham pregado o evangelho para eles e que os tinham formado como igreja local. Tito 1:5 nos diz  que os apóstolos que estabeleceram  as igrejas tinham a posição e o direito para enviar representantes para estabelecer presbíteros. Esse foi o caso de Tito. Ele estava representando o apóstolo Paulo para estabelecer presbíteros em cada cidade na ilha de Creta. Esses versículos nos mostram que os presbíteros foram produzidos  apropriadamente no Novo Testamento através da designação po aqueles que pregaram o evangelho a eles, que os ensinaram a verdade, e que os formaram com os santos em uma igreja local. Esses apóstolos deveriam ser aqueles que designavam  os presbiteros para executar a administração de Deus em cada igreja local.

No princípio da restauração do Senhor na China continental, adotamos pelo menos oitenta porcento das práticas dos irmãos unidos. Percebemos em 1935 que não poderiamos segui-los plenamente, pois constatamos seu erro sério na questão da prática da igreja. A luz que o irmão Nee recebeu durante aquela época está no seu livro intitulado “The Assembly Life”. Essas mensagens foram dadas por ele em 1934.

Quando o irmão Nee começou a ver a luz com relação a prática bíblica da vida da igreja, de alguma maneira ele estava ainda confinado pela nossa humildade. Ele disse, “Hoje somos os apóstolos não oficiais, mesmo os apóstolos não oficiais têm o direito não oficial  para designar os presbíteros não oficiais”. Nos éramos muito humildes. Não nos sentiamos bem ao reconhecer que éramos os apóstolos naquela época. Mas nos diziamos: “Se não formos os apóstolos hoje, ao menos somos os apóstolos não oficiais. Caso contrário, como as igrejas apareceram? Sem dúvida, todas as igrejas na China vieram do ensinamento do irmão Nee. Se ele não era um apóstolo, pelo menos era um apóstolo não oficial.

Depois de um curto periodo de tempo, outro livro foi publicado em chinês pelo irmão Nee intitulado “A Vida Cristã Normal da Igreja”. Nesse livro o irmão Nee se tornou corajoso. Ele disse que se aqueles que pregam o evangelho, ensinam a verdade e estabelecem e formam igrejas não são apóstolos, então quem são eles? Ele se tornou muito forte nessa questão. Ele suprimiu a negação da palavra não-oficial e disse que éramos os apóstolos oficiais e que os presbíteros estabelecidos por nós eram os presbísteros oficiais. Por isso, não éramos presbíteros não-oficiais. Éramos presbíteros oficiais. Eu percebo que alguns de vocês ainda são jovens, mas comparado como os presbíteros estabelecidos por Paulo em Atos 14:23, vocês não são tão jovens. Aqueles presbiteros foram designados por Paulo no mesmo ano que as suas igrejas foram estabelecidadas.

O Ensinamento dos Apóstolos — a Constituição do Reino de Deus no Novo Testamento

Nós vimos que no Antigo Testamento a lei poderia ser considerada a constituição escrita  do povo de Deus. O que substitui a lei no Novo Testamento para a administração de Deus entre o Seu povo? Sabemos que Cristo substituiu a lei, mas estamos nos referindo ao aspecto e sentido de substiuição da lei na administração de Deus. No Novo Testamento o ensinamento dos apóstolos substitui a lei. Atos 2:42 diz, “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão”. Imediatamente depois que os três mil foram salvos no dia de Pentecostes, eles começaram a perseverar no ensinamento e na comunhão dos apóstolos. O reino de Deus no Antigo Testamento, a constituição era a lei, e no reino de Deus do Novo Testamento, a constituição é o ensinamento dos apóstolos.

O ensinamento dos apóstolos é o Novo Testamento completo. Ele compreende primeiramente o ensino do Senhor Jesus nos quatro evangelhos. O primeiro grupo de apóstolos foram incumbidos pelo Senhor Jesus para ensinar aos novos crentes o que o Senhor os tinha ensinado. Isso é claramente registrado em Mateus 28:19-20. O ensinamento dos apóstolos também inclui o que é registrado em Atos, nas Epístolas, e no livro de Apocalipse. Na conclusão do livro de Apocalipse, João nos diz que ninguém deveria adicionar alguma coisa ou tirar algo da revelação divina (22:18-19). Isso significa que com livro de Apocalipse, o ensinamento dos apóstolos foi completo. Daquela época em diante, não é permitido a ninguém adicionar ou tirar alguma coisa. Se você adicionar algo, sofrerá pragas; e se tirar algo, sofrerá a perda da benção divina. O Novo Testamento inteiro, que é o ensinamento completo dos apóstolos, deve ser considerado a constituição do reino do Novo Testamento.


Os Presbíteros como Sacerdotes e Administradores

Paulo em sua primeira epístola aos Corintios, tornou muito clara essa questão da administração de Deus no Novo Testamento. Ele exortou os irmãos em Corinto para remover um certo homem pecador da comunhão da igreja (5:13), que também é a comunhão dos apóstolos e dos santos. Seu desejo foi que essa pesssoa maligna fosse removida da igreja, mas ele não faria isso por si mesmo pois, não era o administrador direto. Por isso, ele exortou aqueles que estavam na administração direta da igreja. Pelo ensinamento e exemplo do Novo Testamento, podemos perceber que alguns presbíteros foram estabelecidos na igreja em Corintio. Paulo deu essa incumbência aos irmãos, mas ele não levou a cabo a administração. Os presbíteros eram os administradores diretos da igreja em Corínto. A constituição escrita do reino de Deus do Novo Testamento é o ensinamento dos apóstolos, o Novo Testamento completo, e os presbíteros são os  administradores diretos nesse reino.

Ademais, na era do Novo Testamento ainda há algum falar imediato. No Novo Testamento temos a realidade do sumo sacerdote e dos sacerdotes. No Antigo Testamento os sacerdotes eram um grupo, e os anciãos outro grupo. Mas, no Novo Testamento esses grupos são um. Todos os crentes em Cristo, incluindo os presbíteros são sacerdotes de Deus (1Pe 2:5; Ap 1:6). Todos os presbíteros são sacerdotes, e Cristo é o Sumo Sacerdote (Hb 3:1). Onde está Cristo? Sabemos que Ele está assentado a destra de Deus nos céus (Rm 8:34), mas devemos ver que para o movimentar de Deus entre nós na terra, nosso Sumo Sacerdote, Cristo, está em nós (8:10). Todos os presbíteros precisam declarar que Cristo, o Sumo Sacerdote, está neles. Temos esse Sumo Sacerdote (Hb 8:1). Os presbíteros, que também são sacerdotes, deveriam ser um com o governo de Deus na administração da igreja. Se há um problema na igreja sob a administração dos presbíteros, como devemos resolvê-los? No Antigo Testamento era necessário estudar a lei para descobrir o que fazer a fim de resolver o problema. Se há um problema na igreja, temos que estudar nossa constituição do Novo Testamento.

Os Estados Unidos são um bom exemplo de um país governado por sua constituição. O maior poder nos Estados Unidos não é do presidente nem do congresso. É a constituição. Por causa do poder da constituição dos Estados Unidos, o presidente Nixon foi forçado a demitir-se do seu cargo. Por fim, a constituição é mais poderosa que o presidente. Devemos admitir que hoje o maior poder da igreja é o ensinamento dos apóstolos. Se há um problema na igreja, temos que ir ao Novo Testamento para ver o que ele diz sobre esse problema específico. Não deveríamos dizer que somos a favor ou contra alguma coisa até que venhamos a constituição do Novo Testamento para ver o que ela tem a dizer. Quando se levanta algum problema, devemos aprender a ser silenciosos e ir a Palavra escrita de Deus, a constituição do Novo Testamento, sem nenhuma opinião. Temos uma constituição completa com muito mais detalhes que a constituição dos Estados Unidos.

Se não pudermos achar alguma coisa em nossa constituição escrita com relação direta a um certo problema ou se achamos algo e não estamos claros como aplicá-la, precisamos do falar imediato. A época e a maneira de executar a constituição escrita ainda precisa do falar imediato do Senhor. Como podemos ter o falar imediato do Senhor? Temos que estar na presença do Senhor, permanecer na Sua presença, e esperar Nele, perguntando-O para nos mostrar o que fazer. Então temos que ler o peitoral com todas as suas letras. As pedras no peitoral com as letras se refere aos santos, o povo de Deus. Temos que ler o povo da igreja. Ao ler o povo da igreja na presença do Senhor, com o Senhor, e com  Seu amor que capacita simbolizado pelo peitoral, receberemos alguma instrução acerca de como e quando executar  o que está na constituição escrita. Isso é receber o falar imediato de acordo com o ensinamento escrito dos apóstolos. É claro, não devemos fazer nada que é contra os ensinamentos dos apóstolos. No Antigo Testamento ninguém fazia algo contra a lei, mas para executar a lei havia também a necessidade do falar imediato do próprio Deus. Quando temos Seu falar imediato, não falamos a nossa própria palavra. O que falamos não é algo de democracia ou autocracia, mas é teocracia visto que o próprio Deus está falando imediatamente de acordo com Sua constituição escrita para governar e administrar Seu povo.

Todos os presbíteros da igreja precisam perceber que eles são sacerdotes verdadeiros. Eles são os presbíteros e os sacerdotes. Como um presbítero, você tem o Sumo Sacerdote dentro de você, e pode compartilhar da Sua capacidade de amar como é simbolizado pelo Seu peito. Você ama os santos com o amor de Cristo e vai a Sua presença com esse amor que capacita, esperando Nel e lendo as letras nas pedras do peitoral, isto é, lendo todos os membros da igreja. Ao ler os membros da igreja, tomando as letras da máquina de escrever divina, a palavra, a frase, a sentença, o paragrafo, e mesmo um capítulo virá para você, dizendo-lhe o que deve fazer e como fazê-lo.

Devemos também lembrar o princípio do presbitério. Os presbíteros são sempre em pluralidade. Porque os presbíteros são em pluralidade, há necessidade de muita comunhão. A comunhão genuina deve ser na presença do Senhor. Se qualquer comunhão entre os presbíteros não é na presença do Senhor, não é comunhão genuina. Assim, todos os presbíteros deveriam exercitar a prática de estar na presença do Senhor em comunhão. Nesse tipo de comunhão, certamente o “Urim” e o “Tumim” na capacidade de amor de Cristo falará. Então os presbíteros saberiam o que está no coração do Senhor com relação ao Seu povo e o que Ele deseja para administração da da igreja na sua localidade. Os presbíteros são tanto os sacerdotes recebendo a palavra imediata de Deus, como os administradores para administrar o que eles têm recebido do Senhor. O princípio do Antigo Testamento com respeito à administração de Deus é o mesmo no Novo Testamento.

Os Profetas e Mestres

Além dos presbíteros como sacerdotes e administradores, há os profetas e mestres como ilustrado em Atos 13:1-4. Em Atos 13 na igreja em Antioquia havia profetas e mestres. Esses profetas e mestres são aqueles que ajudam no sacerdócio e no presbitério. Eles são equivalente aos profetas do Antigo Testamento que ajudavam os anciãos, os reis, e os sacerdotes. Hoje na administração de Deus na terra, o principio é o mesmo. Salvo aqueles que são os sacerdotes para receber a revelação do Senhor diretamente e os administradores para executar o que Deus falou, há os profetas e os mestres para ajudar o presbitério e o sacerdócio.






A Relação dos Apóstolos com as Igrejas e os Presbíteros Depois que Eles Foram Estabelecidos

Depois que os apóstolos designam os presbíteros e confiam a igreja as mãos dos presbíteros, o que farão os apóstolos no futuro? Alguns dizem que os apóstolos não tem mais nenhuma relação com a igreja. De acordo com o seu sentimento a designação dos presbíteros pelos apóstolos foi o término da relação dos apóstolos com as igrejas. Eles dizem isso empregado a comunhão do irmão Nee em “A Vida Cristã Normal da Igreja” como base. Na pagina 44 desse livro, o irmão Nee diz, “Uma vez que a igreja é estabelecida, toda responsabilidade foi entregue aos presbiteros locais, e a partir daquele dia os apostolos não exerciam nenhum controle em qualquer dos seus negocios”[1]. Nessa citaçao do livro do irmão Nee, deveríamos notar a expressão “nos seus negócios”. Alguns citam as palavras do irmão Nee sem perceber o significado dessa expressão. (O irmão Nee em seu livro intitulado “Church Affairs”, pp. 143, 8-14, corrige o uso errado da sua palavra)[2]. Os apóstolos devem permanecer sem tocar a administração da igreja local em seus negócios, não em sua necessidade do ensinamento dos apóstolos, instrução e exortação.

Nós vimos que Paulo escreveu uma carta à igreja em Corínto exortando-os a remover um certo homem pecador da comunhão da igreja. O apóstolo ordenou a igreja para fazer isso – “Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor” (1Co 5:13). Isso significa que o apóstolo tomou a igreja de volta sob a sua administração? Não, de forma alguma. Se esse fosse o caso, ele não teria a necessidade de dizer a outros para remover o pecador. Ele mesmo faria isso diretamente. Nesse sentido, Paulo como apóstolo não tocou na administração da igreja, mas permaneceu ensinando, instruindo, e exortando a igreja.

Há um outro aspecto do relacionamento dos apóstolos com a igreja local, que o irmão Nee nos falou, em 1 Timóteo 5. Primeira Timóteo  5:19-20 diz, “Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas. Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam”. Timoteo foi exortado pelo apóstolo para receber uma acusação contra um presbítero. Isso indica que os apóstolos tinham autoridade para tratar com os presbíteros mesmo depois que eles tinham sido designados por esses para serem presbíteros. Se há um problema entre os presbíteros, nesse caso eles deveriam ir aos apóstolos, e os apóstolos têm que julgar. Os apóstolos têm a autoridade para repreender um presbítero pecador na frente de outros. Os apóstolos não devem tocar a administração da igreja, mas isso não significa  que os apóstolos não têm nenhuma relação com a igreja local depois que os seus presbíteros foram estabelecidos.

Os presbíteros incorretos e pecadores podem ser acusados pelos santos, e essa acusação deve ir aos apóstolos. Por fim, os apóstolos tornam-se um pequeno tribunal de justiça para julgar a situação. De acordo com 1 Coríntios 6 mesmo os santos podem formar uma pequena corte de justiça para julgar os casos entre si mesmos (vv. 1-3). Os apóstolos deveriam fazer um julgamento em casos com relação aos supostos danos de certos presbíteros. É de responsabilidade dos apóstolos justificá-los ou condená-los. De acordo com  1 Timóteo 5:20, se um presbítero é julgado pecador, ele pode ser reprovado diante de outros. Um presbitero pecador deveria receber reprovação pública por causa da sua posição pública. Baseado na palavra de Paulo a Timóteo nessa questão, como podemos dizer que os apóstolos, que designaram os presbíteros e entregaram as igrejas a eles, não tem nenhuma relação com a igreja ou os presbíteros uma vez que eles foram estabelecidos?

O livro completo de Primeira Coríntios é um “livro que pertuba”. O que o apóstolo escreve perturbou a igreja em Corínto. Todo o livro pode ser considerado uma ordem à igreja local. Primeira Corintios 11:34 diz, “Se alguém tem fome, coma em casa, a fim de não vos reunirdes para juízo. Quanto às demais cousas, eu as ordenarei quando for ter convosco”. Mesmo depois de ter exortado a igreja para cuidar de tantas coisas, Paulo diz que porá em ordem as questões restantes quando ele vier. Precisamos voltar-nos a Palavra. Ela é a nossa maior autoridade, nossa constituição. Esse versículo nos diz que algumas coisas não foram postas em ordem pelo apóstolo Paulo. Em sua epistola para a igreja em Corínto, muitas coisas foram postas em ordem pela exortação de Paulo, como por exemplo: a questão do casamento, o comer de coisas sacrificadas a ídolos, o cobrir da cabeça, a ceia do Senhor, etc. Paulo exortou-os para tratar com pelo menos onze problemas em sua comunhão com eles. Ele exortou a igreja para fazer muitas coisas. Como apóstolo ele não tinha a posição para administrar a igreja, mas ele tinha a posição, o direito, e a responsabilidade para exortar os presbíteros a fazê-lo.

As Igrejas São Locais em Administração mas Não Absolutamente Independentes

Temos que perceber outro item importante da Palavra. As igrejas são certamente locais na sua administração, mas elas nao são absolutamente independentes. Na nossa história da restauração do Senhor, fomos advertidos pela autonomia praticada pelos Irmãos Unidos. Todos os estados  dos Estados Unidos têm a sua própria administração e governo, mas eles não são estritamente independentes. Os estados são separados até um certo ponto, mas isso não significa que eles são absolutamente independentes. Se os estados fossem absolutamente independentes, os Estados Unidos, não seriam um país. Se tornaria cinquenta países. As igrejas locais não são absolutamente independentes. Embora os apóstolos não toquem nos negócios da igreja, isso não significa que cada igreja local se torna uma entidade independente. Isso também não significa que uma vez que as igrejas estavam sob o ensinamento dos apóstolos eles se tornaram um federação.

Em 1 Coríntios 4:17 Paulo diz, “Por esta causa, vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo Jesus , como, por toda parte, ensino em cada igreja”. Em todas as igrejas o apóstolo Paulo ensinou a mesma coisa. Seu ensinamento era o mesmo universalmente, não mudando em qualquer lugar. Com relação a essa questão, precisamos observar as sete epístolas às sete  igrejas locais em Apocalipse 2 e 3. A palavra do Senhor para uma igreja é a palavra falada pelo Espírito para todas as igrejas (Ap 2:1, 7). No começo de cada epístola, o Senhor está falando à uma igreja especifica (2:1, 8, 12, 18; 3:1, 7, 14), mas no final de todas as epístolas, a Palavra diz, “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito  diz às igrejas” (2:7, 11, 17, 29; 3:6, 13, 22). O que foi dito pelo Senhor à igreja em Éfeso foi uma palavra que todas as igrejas deveriam ouvir. Cada epístola foi uma palavra especifica para uma certa igreja, ainda que essa palavra especifica foi ouvida e tomada por todas as igrejas.

De um lado, os presbíteros das igrejas têm o direito e a posição para executar a administração local das igrejas independentemente. Por outro lado, todas as igrejas deveriam ouvir a palavra que os apóstolos receberam de Deus, que é o ensinamento do Novo Testamento. De um lado, as igrejas são locais separadamente. Por outro lado, todas as igrejas locais ainda são um Corpo de Cristo que é um organismo, não uma federação que é uma organização. Precisamos nos reunir como igrejas locais separadamente de acordo com o que o Novo Testamento diz, mas todas as igrejas locais são ainda um Corpo de Cristo.

A propósito, gostaria de adicionar uma pequena palavra. Na nossa comunhão muitos de nós estão acostumados a dizer, “Irmão Lee diz...” Peço a vocês, de agora em diante, não digam, “Irmão Lee diz...”. Ao contrário, vocês deveriam dizer, “Primeira Timóteo diz...”, ou, “Primeira Corintios diz...” Desde o começo da restauração do Senhor nos Estados Unidos, transmiti a Palavra do Senhor para vocês. Vocês podem ter recebido a Palavra do Senhor através do meu falar e ensinamento, mas o que falei era Sua Palavra. Todos precisamos nos voltar a pura Palavra de Deus e discernir acuradamente o que diz Sua  Palavra pura.

O Ensinamento dos Apóstolos É a Liderança Verdadeira

Em 1986 tivemos um treinamento de presbíteros acerca da unanimidade (veja Treinamento de Presbíteros, Livro 7: Unanimidade para o Mover do Senhor). Naquela época falei sobre a liderança dos apóstolos e a liderança no ministério do Senhor, mas não senti que o que disse foi entendido de acuradamente por alguns. Por causa do desentendimento, dei as duas últimas mensagens do treinamento de verão de 1987 sobre essa questão (veja os capítulos dezessete e dezoito de The God-ordained Way to Practice the New Testament Economy). Naquelas mensagens, chamei a atenção que a liderança no ministério do Novo Testamento na realidade não é a liderança de uma pessoa que controla. Ao contrário, temos a liderança de uma visão controladora em um ministério por meio daqueles que trazem a revelação no ministério. A liderança do Novo Testamento é o ensinamento dos apóstolos.

Nos quatro evangelhos a liderança estava com o Senhor Jesus. Essa era a liderança em uma pessoa. O Senhor Jesus era o líder que tinha a liderança. Nos quatro evangelhos o Senhor Jesus enviou Seus discíspulos para certos lugares. Seus discípulos deveriam obedecer qualquer coisa que Ele dizia. Em Atos e nas Epístolas, Pedro e Paulo foram supostamente os lideres, mas na maior parte, eles não enviaram ninguém para nenhum lugar para a obra. Todos os obreiros que sairam foram enviados pelo Espírito Santo. Atos 13 nos diz Barnabé e Saulo foram “enviados pelo Espírito Santo” (v. 4) de Antioquia aos gentios. É claro, Paulo exortou alguns dos irmãos mais jovens que o seguiam de perto, como Timóteo e Tito, para ir a certos lugares e fazer certas coisas (1Co 4:17; Tt 1:5). Ele exortou a ambos para virem até ele, e eles receberam essas ordens (2 Tm 4:9; Tt 3:12). Mas há ao menos um caso que é referido em 1 Corintios 16:12 que precisamos ver: “Acerca do irmão Apolo, muito lhe tenho recomendado que fosse ter convosco em companhia dos irmãos, mas de modo algum era a vontade dele ir agora; irá, porém, quando se lhe deparar boa oportunidade”. Paulo tinha muito encargo para ajudar aos corintios a resolver seus problemas, e seus problemas envolviam a ele e Apolo. Por essa razão, Paulo esperava que Apolo fosse ver os corintios pessoalmente. Paulo não disse que ele exortou Apolo. Ele disse, “Lhe tenho recomendado”. Recomendar alguém para fazer algo é muito diferente de exortá-lo. Paulo disse, “muito lhe tenho recomendado...mas de modo algum era a vontade dele de ir agora”. Apesar que Paulo o recomendou, Apolo ainda tinha a liberdade, a autonomia, para não fazê-lo. E ele não fez o que Paulo queria. Apolo disse que iria quando tivesse oportunidade. Isso pode ser um versículo pequeno, mas é muito importante com relação a verdade concernente a liderança. Esse versículo é uma prova forte que Paulo não exercitava qualquer controle sobre a obra do Senhor.

Paulo não era o lider no mover de Deus no Novo Testamento no sentido de comandar os cooperadores para fazer as coisas. Pedro e Paulo não eram estritos na questão do movimento dos cooperadores. Se eles recomendavam um obreiro para fazer algo, e esse sentia que não deveria fazê-lo, não havia problema. Mas todos os apóstolos eram muito estritos no ensinamento dos apóstolos. Em Primeira Timóteo 1:3-4 Paulo recomendou Timóteo para permanecer em Éfeso a fim de exortar alguns não ensinarem diferentemente da economia de Deus do Novo Testamento. Os apóstolos não tolerariam qualquer ensinamento que fosse diferente da economia neotestamentária de Deus. O apóstolo João já idoso, em sua segunda epístola, disse aos santos para não receberem ninguém que trouxesse um ensinamento diferente de Cristo (vv.9-10). Ele disse que esses iam além do ensinamento de Cristo. Isso significa que eles iam além do ensinamento concernente a Cristo, que é o ensinamento básico do Novo Testamento, o ensinamento dos apóstolos. João era estrito até ao ponto que mesmo exortou os santos a não saudá-los. Na questão do ensinamento dos apóstolos, eles eram muitos estritos. Isso prova que o ensinamento dos apóstolos na verdade é a verdadeira liderança no Novo Testamento.




































CAPÍTULO QUATRO

Leitura Bíblica: Atos 2:36; 5:31; Ap 1:5; Ef 1:22; Cl 1:18; 1Co 11:3; Hb 13:24; Rm 12:8; 1Tm 5:17; 3:2; 1Pe 5: 2-3; 1Ts 5:12; Hb 13:17; Gl 2:7; Rm 11:13; 1Co 16:12; 1Tm 1:3-4; 2Jo 9-11; 2Co 13:10; 1Co 4:17b-21; 7:17b; 16:1; 11:2; 2Ts 3:6, 9, 12, 14; 1Co 1:10; 5:11-13; 11:34b; 2Co 10:6; At 14:23; Tt 1:5; 1Tm 5:19-20; Êx 28:29-30; Nm 27:15-23; 1Sm 3:1, 19-21; At 15:6, 23, 28; 2:42; 13:1

esboços
  
 I.      O encabeçamento de Cristo:
             A.   Cristo foi feito Senhor e Cristo por Deus – At 2:36
            B.   Cristo sendo exaltado como Líder sobre todos os governadores – At 5:31
            C.   Cristo foi feito o Soberano de todos os reis da terra –Ap 1:5
            D.   Cristo foi designado para ser a Cabeça sobre todas as coisas para a igreja – Ef 1:22
            E.   Cristo é a Cabeça de igreja – Cl 1:18
             F.   Cristo é a Cabeça de todo homem sob o encabeçamento de Deus – 1Co 11:3

II.      A liderança na vida da igreja:
             A.   Os presbíteros assumindo diligentemente a liderança na vida da igreja – Hb 13:24; Rm 12:8
            B.   Os presbíteros labutando em ensinar aos santos – 1Tm 5:17b; 3:2
            C.   Os presbíteros apascentam a igreja como o rebanho de Deus, supervisionando-a de acordo com Deus, e tornando-se padrões do rebanho, não dominando o rebanho – 1Pe 5:2-3
            D.   Ser considerado, obedecido e honrado pelos santos – 1 Ts 5:12; Hb 13:17; 1Tm 5:17ª

III.      A liderança no ministério:
             A. Pedro assumiu a liderança no ministério neotestamentário entre os judeus – Gl 2:7b
            B. Paulo assumiu a liderança no ministério neotestamentario entre os gentios – Gl 2:7ª; Rm 11:13
            C. A liderança do ministério neotestamentário é  muito mais elevada  no ensinamento do Novo Testamento do que a liderança dos ministros do Novo Testamento:
1.  Os líderes não são estritos em direcionar o mover dos seus cooperadores – cf 1Co 16:12
2.  Os líderes são estritos no ensinamento do Novo Testamento – cf 1Tm 1:3-4; 2Jo 9-11
            D. Deus delegou autoridade aos líderes:
1.  Para edificação e não para destruição – 2 Co 13:10
2.  No seu ensinamento – 1Co 4:17b-21; 7:17b; 16:1; 11:2; 2Ts 3:6, 9, 12, 14
3.  Ao tratar com os problemas e negócios da igreja – 1Co 1:10; 5:11-13; 11:34b
4.  Ao punir os santos desobedientes – 2 Co 10:6
5.  Ao designar e  tratar com os presbíteros – At 14:23; Tt 1:5; 1Tm 5:19-20

IV. O governo de Deus na administração das igrejas:
             A.   Não é autocracia, nem democracia, mas teocracia
            B.   O governo teocrático entre o povo de Israel no Antigo Testamento:
1.  Por meio do sacerdócio com o Urim e o Tumim – Ex 28:29-30; Nm 27:15-23
2.  Por meio da coordenação dos profetas – 1Sm 3:1, 19-21
            C.   O governo teocrático nas igrejas do Novo Testamento:
1.  Por meio do Espírito que habita nos espíritos dos apóstolos e presbíteros, ambos são sacerdotes do Novo Testamento, com a revelação do ensinamento do Novo Testamento – At 15:6, 23, 28, 2:42; 1Ts 5:12; 1Tm 3:2; 5:17
2.  Por meio da coordenação dos profetas do Novo Testamento – At 13:1

Nesse capítulo teremos mais comunhão com respeito a liderança do Novo Testamento. A liderança apropriada é uma grande questão. Em qualquer instituição humana há a necessidade de uma liderança apropriada. Se um país tem um presidente excelente, será um país excelente. Se, por outro lado, a liderança é pobre, o povo do país sofrerá. Mesmo em uma familia, ter uma liderança apropriada ajuda a todos na família. Sem uma liderança apropriada, há confusão e desordem. Deus não é um Deus de confusão, mas de paz e ordem (1Co 14:33, 40). Qualquer situação de confusão não é de Deus; tudo de Deus é sempre em ordem. O universo é tão grande, mas os seus bilhões de itens estão em uma ordem apropriada. Porque tudo está em ordem na criação de Deus, a terra está em uma situação de descanso e paz. Uma pequena mudança nessa ordem, contudo, faria a terra incapaz de nos sustentar.

Porque o homem foi criado por Deus, tudo relacionado com o seu corpo fisico está em ordem. Se mesmo uma pequena desordem ocorre em nosso corpo, ficamos doentes e sofremos. Da mesma maneira que o nosso corpo fisico está em tal ordem, também há um ordem na igreja, que é o Corpo de Cristo (1co 12:27; Ef 1:22-23). Alguns disseram que uma vez que a igreja  é  dos santos, eles são iguais em todas as maneiras, sem liderança ou autoridade delegada entre eles. Isso é um vento de ensinamento (Ef 4:14) que separa a igreja e traz desordem a ela. A Bíblia diz que a igreja é a igreja de Deus (1Co 1:2; 10:32), a igreja de Cristo (Rm 16:16), a igreja dos santos (1Co 14:33). Não há nenhum versículo na Bíblia que diga que a igreja é a igreja dos apóstolos. Os apóstolos nunca proclamaram a si mesmos como proprietários da igreja. Antes, eles pregaram Cristo Jesus como  Senhor e a si mesmos como escravos às igrejas (2Co 4:5). Porém, isso não significa que cada membro no Corpo é uma cabeça. Pois, não é de acordo com a ordenação de Deus que todos os membros sejam iguais sem liderança entre eles.

Quando o povo de Deus no Antigo Testamento se tornou uma entidade coletiva, havia uma situação apropriada de ordem entre eles. Da mesma maneira, em todo o Novo Testamento podemos ver que Deus é inteiramente contra qualquer tipo de confusão. Temos que ver a verdade da liderança do Novo Testamento  de acordo com a Palavra pura de Deus. A Bíblia é a nossa “constituição”. Em um país democrático  como a América, a mais alta autoridade não é o presidente ou o congresso. É a constituição. Para resolver qualquer questão, devemos voltar para nossa “constituição”, a Bíblia.












o encabeçamento de cristo

Com relação a liderança do Novo Testamento, a Bíblia primeiramente fala  do encabeçamento de Cristo. A única Cabeça de todo o universo é o Senhor Jesus Cristo.

Cristo foi feito Senhor e Cristo por Deus

Cristo foi feito Senhor e Cristo por Deus (At 2:36). Como Deus, o Senhor era o Senhor todo o tempo (Lc 1:43; Jo 11:21; 20:28). Porém, em Sua encarnação Ele se tornou um homem; o Criador se tornou uma criatura. Como homem, Ele foi feito o Senhor em Sua ascensão depois de ter trazido Sua humanidade em Deus na Sua ressurreição. Além do mais, como enviado e ungido de Deus, Ele era o Cristo desde o momento do Seu nascimento (Lc 2:11; Mt 1:16; Jo 1:41; Mt 16:16), mas como tal Pessoa, Ele foi feito oficialmente o próprio Cristo de Deus em Sua ascensão.
   
Deus fez o homem Jesus o Senhor para encabeçar e possuir todas as coisas. Nenhum fundador de qualquer religião, como Maomé ou Buda, foi chamado Senhor. Somente Cristo Jesus é o Senhor. Como cristãos temos uma percepção profunda que Jesus é o nosso Senhor. Especialmente durante tempos de problemas ou mesmo quando acontecem coisas boas, a primeira coisa que falamos frequentemente é “O Senhor!” Quão bom é ter Jesus como Senhor! Jesus foi feito o Senhor, como o Senhor de todos (At 10:36), para possuir tudo. Se alguém não tem Jesus, ele não tem um proprietário. Jesus também foi feito o Cristo em Sua ressurrreição e ascensão para levar a cabo a comissão de Deus, Seu plano e economia eterna. O Senhor é o possuidor, e Cristo é o executor. Ele é Aquele que possui todas as coisas, e  é Aquele que cumpre a comissão de Deus.

Cristo Foi Exaltado como o Líder sobre Todos os Governadores

Cristo foi exaltado como Líder sobre todos os governadores. Atos 5:31 diz, “Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Principe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados”. A maneira que Ele nos salva é por ser o Líder. Porque Ele controla todas as coisas, Ele tem o poder, autoridade, habilidade, e capacidade para nos salvar. Sob Sua liderança fomos salvos. Ele tem a autoridade e o poder, caso Ele  assim deseje, remover um rei a fim de salvar mesmo um do Seu povo. A descrição de faraó e o povo de Israel em Êxodo é uma demonstração da autoridade e o poder da salvação do Senhor.  Faraó manteve todos os filhos de Israel em escravidão no Egito, e Deus enviou Moisés para dizer a faraó para deixar o Seu povo ir (Êx 5:1). Quando faraó recusou, o Senhor trouxe as pragas sobre ele, e ele perguntou a Moisés para rogar ao Senhor por ele (8:8, 28; 9:27-28; 10:16-17). Por fim, faraó estava subjugado, e  liberou o povo de Israel (11:1; 12:31). O Salvador salvou Seu povo por meio do Seu poder e autoridade.

A autoridade e o poder do Senhor como o Líder sobre todos os governadores pode ser vista no Seu controle sobre a situação mundial. Minha intenção desde os principios dos anos quarenta era evangelizar as porções nordeste da China e Mongolia. Nunca pensei que por fim viria para America. Contudo, devido a soberania do Senhor na situação mundial, hoje estou aqui. Aquele que me trouxe para esse país é o Líder sobre todos os governadores.

Cristo Foi Feito o Governador dos Reis da Terra

Cristo foi feito o Governador dos reis da terra (Ap 1:5). Na terra temos tido muitos reis, rainhas, e presidentes, mas o Governador de todos esses é Cristo. Deus fez Cristo o Governador e O exaltou como o Líder.

Cristo Foi Designado para ser a Cabeça sobre Todas as Coisas para Igreja e É a Cabeça da Igreja

Além disso, Deus designou Cristo para ser a Cabeça sobre todas as coisas para Igreja (Ef 1:22). Tudo o que Cristo é, Ele O é para igreja. Cristo é a Cabeça da igreja (Cl 1:18). Tudo o que a Cabeça é, é transmitida para igreja pela circulação de vida no Corpo.

Cristo é a Cabeça de Todo Homem sob o Encabeçamento de Deus

Cristo também é a Cabeça de todo homem sob o encabeçamento de Deus (1Co 11:3). Cristo é a Cabeça da igreja corporativamente e a Cabeça de todo homem individualmente. Entretanto, Ele próprio está sob o encabeçamento de Deus. Que ordem maravilhosa existe no universo. Deus está acima de  Cristo, e Cristo está acima de  todas as coisas. Como a Cabeça de todas as coisas, Ele é a Cabeça da igreja e a Cabeça de todo o homem.

a liderança na vida da igreja

a liderança do Novo Testamento inclui os presbiteros na igreja e aqueles que assumem a liderança no ministério. Não é correto dizer que não há liderança na igreja. Há uma liderança mesmo em uma vida de familia apropriada. Quando os pais estão fora de casa, o irmão ou irmã mais velha é deixado como o líder para os outros filhos. Se tanto os pais como os filhos mais velhos estão fora, uma babá é deixada com as crianças restantes para ser a líder para eles. Há necessidade de liderança em cada situação. Os presbíteros assumem a liderança na vida da igreja diligentemente (Hb 13:24; Rm 12:8). Todos os presbíteros são líderes na igreja. Sem os líderes não poderíamos ter uma vida da igreja ordenada com tantos arranjos. Antes, teríamos confusão na vida da igreja.

A liderança na vida da igreja é levada a cabo pelo laborar dos presbíteros no ensinamento dos santos (1Tm 5:17; 3:2) e o seu apascentar da igreja como o rebanho de Deus, supervisionado-a de acordo com Deus, e tornando-se padrões do rebanho, não dominando sobre o rebanho (1Pe 5:2-3). Os líderes  na igreja devem assumir a liderança sobre todas as coisas. Eles precisam ser a ovelha líder, a ovelha cabeça, no rebanho. Quando a ovelha na cabeça do rebanho se move, o resto das ovelhas seguem. Contudo, quando a ovelha na frente não faz nada, todo o rebanho para. Se as salas no local de reuniões precisam ser limpas, os presbíteros deveriam assumir a liderança para limpá-las. Os presbiteros deveriam ser também os primeiros a visitar as pessoas para evangelizar ao bater as portas. Se os presbíteros saem para pregar o evangelho, muitos da igreja irão segui-los. Se, de um lado, os presbíteros não assumem a liderança para sair, mas simplesmente exortam os santos para fazê-lo, poucos santos irão. A maneira para ser um presbítero não é comandar outros mas assumir a liderança. Se os presbíteros laboram em ensinar e se eles apascentam, supervisionam, e são padrões para o rebanho, todos os santos os respeitarão e os obedecerão como líderes.

Os presbíteros devem ser considerados, obedecidos e honrados pelos santos (1Ts 5:12-13; hb 13:17; 1Tm 5:17). A honra dada aos presbiteros pode incluir suprimento material. Alguns presbiteros não tem um trabalho para a sua sobrevivência porque eles são muito ocupados com as questões da igreja. Eles não têm um salário; vivem pela fé. Os santos deveriam honrá-los dando a eles algum suprimento material. Essa é a ordem apropriada com uma situação apropriada e bela da vida da igreja.

a liderança no ministério

pedro Assumindo a Liderança no Ministério Neotestamentário entre os Judeus e Paulo Assumindo a Liderança no Ministério Neotestamentário entre os Gentios

A liderança no Novo Testamento também inclui a liderança no ministério. Pedro assumiu a liderança no ministério neotestamentário entre os judeus (Gl 2:7b). Podemos ver a liderança de Pedro no ministério nos primeiros doze capítulos de Atos. Paulo assumiu a liderança no ministério neotestamentário entre os gentios (Gl 2:7ª; Rm 11:13) nos últimos dezesseis capítulos de Atos.

A Liderança do Ministério Neotestamentário É muito mais elevada no Ensinamento Neotestamentário Do Que a Liderança dos Ministros do Novo Testamento

A liderança do ministério neotestamentário é muito mais elevada no ensinamento neotestamentário do que a liderança dos ministros do Novo Testamento. A liderança nos Estados Unidos está mais na constituição do que na presidência. O fator critico do governo é a constituição. Do mesmo modo, a liderança no Novo Testamento não estava em Pedro ou Paulo tanto quanto estava no seu ensinamento. Se Pedro ou Paulo tivessem se desviado do seu ensinamento, os santos não os teriam seguido. As igrejas seguiram os ensinamentos dos apóstolos, e eles seguiram os apóstolos porque os apóstolos tinham o ensinamento do Novo Testamento. Os apóstolos mantinham seu ensinamento, estavam no seu ensinamento, e eram um com ele.

Em 1934 houve um dístúrbio na igreja em Xangai, dirigida principalmente contra o irmão Nee. Naquela época, eu o assegurei que o seguiria completamente, não porque era ele, mas por causa do ensinamento e revelação que ele tinha trazido para restauração do Senhor. Irmão Nee e eu não nos conheciamos antigamente; não tinhamos nenhuma afeição pessoal. Ele assumiu a liderança, e eu o seguiu porque ele tinha a revelação no seu ensinamento e conservava a revelação. Eu também o disse que se um dia ele se desviasse da revelação que ele tinha transmitido para nós, eu ainda seguiria a revelação, mas não mais o seguiria.

Hoje, por causa do dístúrbio atual na restauração do Senhor, alguns santos estão tentando defender-me. Contudo, não me importo em ser defendido. Antes, é o ensinamento da restauração do Senhor que deve ser defendido. As igrejas na restauração do Senhor não seguem um homem, mas seguem o ensinamento desse ministério. Contudo, seguir o ensinamento e não seguir o ministro não significa que deveríamos rejeitá-lo. Alguns têm alterado minha palavra com relação a não seguir um homem mas seguir o seu ensinamento e clamam seguir o meu ensinamento enquanto rejeitam-me. Até os estudantes em uma escola não podem receber ensino se rejeitam o professor. O que o ministério da restauração do Senhor tem trazido as igrejas está de acordo com o ensinamento dos apóstolos no Novo Testamento. Por essa razão eu estou em paz. Não me importo com dístúrbios na igreja. Os dístúrbios  não podem destruír o ministério do Novo Testamento.

Alguns têm ensinado erroneamente que as igrejas locais são autônomas, que uma vez que um apóstolo estabelece uma igreja local e designa os presbíteros, ele não tem nenhuma relação com aquela igreja e deveria se afastar. Isso não é de acordo com a Bíblia. O apóstolo Paulo estabeleceu igrejas, e designou presbíteros nas igrejas (At 14:23; Tt 1:5). Depois disso, entretanto, ele não se afastou das igrejas. Ele visitou a igreja em Éfeso depois que a estabeleceu e uma vez permaneceu lá por três anos. Mais tarde, quando ele estava retornando a Jerusalém, ele não podia esquecer a igreja em Éfeso. Atos 20 nos diz que de Mileto ele enviou uma palavra a Éfeso e chamou os presbíteros da igreja (v. 17). Eles vieram a ele, e falou-os uma longa palavra, advertindo, instruindo e até os exortando. Atos 20:31 diz, “Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um”. O versiculo 20 diz, “Jamais deixando de vos anunciar cousa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa”. Sem dúvida ele ensinou aos santos em Éfeso com relação à economia de Deus e a sua vida diária, declarando-os alguma coisa que era proveitosa. Ele disse aos presbíteros nos versículos 29 e 30, “Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando cousas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles”. Isso mostra como Paulo estava preocupado pelo futuro da igreja em Éfeso. Paulo escreveu também  para a igreja lá. Isso ilustra que os apóstolos nunca se afastaram das igrejas estabelecidas por eles.

Aqueles que lideram no ministério não estavam estritos na direção do mover dos seus cooperadores. Primeira Coríntios 16:12 diz, “Acerca do irmão Apolo, muito lhe tenho recomendado que fosse ter convosco em companhia dos irmãos, mas de modo algum era a vontade dele de ir agora; irá porém, quando se lhe deparar boa oportunidade”. Os lideres eram estritos, todavia, no ensinamento do Novo Testamento (1Tm 1:3-4; 2Jo 9-11). Primeira Timóteo 1:3 diz, “Te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina”. Segunda João 9-10 diz, “Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus...Se alguém vem ter convosco e não traz essa doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas vindas”. Os apóstolos não eram estritos em direcionar um cooperador como Apolo para ir a certo lugar. Contudo, eles eram estritos com relação ao ensinamento do Novo Testamento. Isso prova que a liderança verdadeira no ministério está no ensinamento dos apóstolos.

A Autoridade Delegada por Deus aos Líderes

O Novo Testamento nos mostra a autoridade delegada por Deus nos líderes no ministério. Em uma familia há uma autoridade delegada, no governo humano há também uma autoridade delegada. Sem autoridades delegadas, toda a terra seria uma anarquia e desordem e não seria agradável para viver nela. Hoje um vento de ensinamento está soprando na restauração do Senhor dizendo que não há autoridade delegada na igreja. De acordo com esse ensinamento irmão Nee estava  errado em seu livro Autoridade e Submissão. Se o irmão Nee estava errado, a Bíblia também estava errada pois ela revela fortemente a autoridade delegada de Deus na vida da igreja  e no ministério.

A autoridade delegada de Deus nos líderes no ministério foi para edificação e não para destruição (2Co 13:10). Paulo tinha autoridade, não para destruir ou arruinar, mas para edificar. A autoridade delegada de Deus estava no ensinamento dos líderes (1Co 4:17b-21; 7:17b; 16:1; 11:2; 2Ts 3:6, 9, 12, 14). Paulo exercitou sua autoridade no seu ensinamento. Ele ensinou a mesma coisa em todo o lugar em cada igreja (1Co 4:17b), e todas as igrejas seguiam o seu falar. Isso foi a demonstração da autoridade delegada de Paulo. Autoridade sempre segue o falar apropriado. O falar de um professor na escola é com autoridade. Quando o professor fala, todos os estudantes estão sob sua autoridade.

A liderança no ministério residia  nos líderes tratando com os problemas e negócios da igreja (1Co 1:10; 5:11-13; 11:34b). Paulo foi forte ao tratar com a igreja em Corínto. Em 1 Coríntios 4:21 ele disse, “Que preferis? Ireis a vós outros com vara ou com amor e espírito de mansidão? Em 11:34 ele disse, “Quanto às demais cousas, eu as ordenarei quando for ter convosco”.

A liderança no ministério residia também nos líderes punindo a desobediência dos santos. Em 2 Corintios 10:6 Paulo disse, “E estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão”. Paulo tinha a intenção de punir toda desobediência quando os próprios coríntios tivessem aprendido a serem obedientes.

A liderança no ministério residia também ao designar e tratar com os presbíteros (At 14:23; Tt 1:5; 1 Tm 5:19-20). Primeira Timóteo 5:19-20 mostra que os apóstolos não tinham somente autoridade para designar os presbíteros, mas eles também tinham a autoridade para julgá-los, incluindo a autoridade para removê-los. Isso nos mostra que os apóstolos eram a autoridade delegada de Deus.

o governo de deus na administração das igrejas

Deus tinha um governo para Sua administração a fim de cumprir Seu propósito mesmo entre os filhos de Israel no Antigo Testamento. Deus tem também Sua administração na administração das igrejas no Novo Testamento.


Não é Autocracia nem Democracia, mas Teocracia

O governo de Deus não é autocracia nem democracia, mas teocracia. Autocracia é uma ditadura, e democracia é o governo do povo. Humanamente falando, a democracia é maravilhosa, mas trazer democracia na igreja traz as opiniões das pessoas. Isso é igual a igreja em Laodicéia em Apocalipse 3. A palavra Laodicéia em grego significa “a opinião do povo”. No governo dos Estados Unidos, os membros do congresso e senadores representam os estados para expressar a opinião do povo. O governo de Deus na igreja não é dessa maneira. O governo de Deus na igreja é teocracia.

O Governo Teocrático entre o Povo de Israel no Antigo Testamento

O governo teocrático entre o povo de Israel no Antigo Testamento foi por meio do sacerdócio com o Urim e o Tumim (Ex 28:29-30; Nm 27:15-23). Os sacerdotes no sacerdócio estavam próximos a Deus, mesmo um com Deus. Deus poderia abrir a Si mesmo para eles, e eles poderiam abrir a si mesmos para Deus dessa maneira poderia haver um entendimento mútuo entre eles e Deus. Eles tinham habilidade, a capacidade, para receber a revelação de Deus, o falar de Deus, oráculo de Deus.

O sumo sacerdote usava o peitoral com doze pedras preciosas carregando os nomes das doze tribos de Israel. Ao peitoral foram adicionados dois itens chamados de Urim e Tumim. Urim significa luz, e Tumim significa perfeição. O Urim era algo que iluminava as pedras no peitoral. Os nomes das doze tribos de Israel nas doze pedras continham apenas dezoito das vinte e duas letras do alfabeto hebraico. Por isso, havia uma deficiência de quatro letras no peitoral. O Tumim era algo adicionado ao peitoral para carregar essas quatro letras adicionais completando o alfabeto hebraico no peitoral. Essa é a perfeição.

Quando o sumo sacerdote vinha à presença de Deus, ele recebia o falar de Deus pelo meio do brilhar do Urim nas doze pedras do peitoral com as vinte e duas letras do alfabeto hebraico, incluindo o Tumim. O peitoral era como uma máquina de escrever para formar palavras, frases, e sentenças. Então, Deus falava aos filhos de Israel por meio do sumo sacerdote com o Urim e o Tumim.(para mais detalhes, veja as mensagens 123 a 129 do Estudo-Vida de Êxodo).

O governo teocrático entre o povo de Israel no Antigo Testamento tambem era através da coordenação dos profetas (1Sm 3:1; 5:17). Quando o sacerdócio não estava tão forte, os profetas o fortaleciam. Essa é a razão pela qual havia a necessidade tanto dos sacerdotes como dos profetas.

O Governo Teocrático nas Igrejas do Novo Testamento

O governo teocrático nas igrejas do Novo Testamento é através do Espirito que habita nos espíritos dos apóstolos e dos presbíteros, ambos são os sacerdotes do Novo Testamento, com a revelação do ensinamento do Novo Testamento (At 15:6, 23, 28; 2:42; 1Ts 5:12; 1Tm 3:2; 5:17). O Urim e o Tumim no peitoral do sumo sacerdote no Antigo Testamento simbolizam o espírito que revela, o Espírito Santo, habitando no nosso espírito receptor, nosso espírito regenerado. Esses dois espíritos mesclados são o Urim e o Tumim hoje. Toda vez que os apóstolos e os presbiteros como os sacerdotes do Novo Testamento vêm ao Senhor e esperam por Ele para Sua administração na igreja, eles certamente recebem alguma luz e palavra do Senhor. Dessa maneira, temos o falar de Deus na administração da igreja para executar Seu governo teocrático.

Esse governo teocrático é também através da coordenação dos profetas do Novo Testamento (At 13:1). Na igreja local sempre deveria haver alguns profetas para reforçar nosso sentimento interior. Esse é o governo teocrático do Novo Testamento para administração de Deus na igreja a fim de  executar Sua economia neotestamentária.

Agora precisamos considerar as aplicações práticas dessa comunhão na igreja local. Sempre que os presbíteros na igreja local vêm ao Senhor, eles vêm como sacerdotes. Pois, carregam a responsabilidade do presbitério, eles querem saber como assumir a liderança, como ensinar, como apascentar, como supervisionar e como ser modelos. Por isso, eles precisam orar juntos, esperar no Senhor. Quando eles oram e têm comunhão, o Espirito que habita falará e os iluminará interiormente. No seu espírito regenerado, eles receberão algo do Senhor. Então, eles perceberão como o Senhor quer que eles assumam a liderança, o apascentar, o supervisionar, e como ser modelos. Por que isso talvez não possa ser tão adequado ou forte, há profetas nas igrejas. O falar dos profetas reforça o entendimento dos presbíteros da vontade de Deus. Dessa maneira o funcionamento dos presbíteros e dos profetas  constitui um tipo de governo para administração de Deus na Sua igreja com vistas a cumprir Seu propósito eterno.

O governo teocrático de Deus nas igrejas do Novo Testamento é de acordo com o Espírito que dá vida como a consumação do Deus Triúno que habita nos líderes. Quando os líderes vão ao Senhor para buscar Sua liderança, eles recebem algum entendimento interior. Quandos os profetas profetizam, o que eles dizem fortalece o sentimento dos líderes. O resultado dessa coordenação divina dos sacerdotes e profetas  do Novo Testamento no Corpo de Cristo é a benção ordenada por Deus (Sl 133:3). Espero que todos nós possamos ter uma visão clara com relação a liderança do Novo Testamento, incluindo o encabeçamento de Cristo, a liderança da vida da igreja, a liderança  no ministério, e o governo de Deus na administração das igrejas.




[1] Pagina referente a versão em lingua inglesa;
[2] Pagina referente a versão em lingua inglesa;


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