quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CONHECER A RESTAURAÇÃO DO SENHOR Mensagem Seis A diferença entre a restauração do Senhor e o cristianismo Leitura bíblica: Hb 13:12-13; Gl 1:4; 1Co 12:12; Ap 3:8


CONHECER A RESTAURAÇÃO DO SENHOR
Mensagem Seis
A diferença entre a restauração do Senhor e o cristianismo
Leitura bíblica: Hb 13:12-13; Gl 1:4; 1Co 12:12; Ap 3:8

              I.    Algumas prefiguras no Antigo Testamento retratam a degradação do cristianismo organizado, religioso de hoje:

                     A.    A figura da casa de Mica em Juízes 17 e 18 pode ser aplicada à mistura e à situação caótica existente no cristianismo, onde há muitas “casas de Mica”, cheias de ídolos como substitutos de Cristo.

                     B.    A apostasia de Jeroboão pode ser considerada uma prefigura da apostasia no cristianismo de hoje com seus centros de adoração divisivos, seu sistema de clérigos e leigos, suas “festas” religiosas auto estabelecidas e sua idolatria – 1Rs 12:25-33; 13:33-34.

            II.    É impossível haver reconciliação entre a restauração do Senhor e o cristianismo – Mt 13:31-33, 44-46; Ap 18:4; 19:1-3, 7-9:

                     A.    O ensino do cristianismo de hoje é como o de Tiago – correto até certo ponto, mas carente dos picos mais elevados da revelação de Deus – Ef 1:17-23.

                     B.    O antecedente da restauração do Senhor é o cristianismo, cujas características são confusão e divisão – Gn 11:1-9; 1Co 1:10-13:

                              1.    Primeira aos Coríntios 12:12 nos diz o que o Senhor quer em vez de divisão e confusão: “um” contrapõe-se a divisão e “Cristo” contrapõe-se a confusão.

                              2.    O Senhor pretende restaurar Sua igreja da confusão e da divisão, levando-a de volta para Si mesmo; assim, a restauração do Senhor é uma resposta à confusão e divisão.

                     C.    Na restauração do Senhor nós guardamos a palavra do Senhor e não negamos o Seu nome – Ap 3:8:

                              1.    O desvio da Palavra para heresias e a exaltação de muitos nomes além do nome de Cristo são os sinais mais marcantes do cristianismo degradado.

                              2.    Voltar-se das heresias e tradições para a Palavra pura, e a exaltação do nome do Senhor abandonando todo outro nome, são o testemunho mais inspirador na igreja restaurada.

                     D.    O que diferencia a restauração do Senhor do cristianismo é nossa natureza e posicionamento – Ef 3:8; 4:3-6:

                              1.    A igreja é uma entidade composta por Cristo como seu conteúdo e natureza; e a base da igreja é a base genuína da unidade – Ef 3:8; 4:3-6.

                              2.    Para permanecer na restauração do Senhor precisamos guardar Cristo como vida e a unidade como nosso posicionamento – Cl 3:4; Ef 4:3.

                     E.    Há um abismo entre a restauração do Senhor e o cristianismo tradicional porque a restauração está baseada totalmente na Palavra pura, enquanto o cristianismo está cheio de tradições – Pv 30:5-6; Mt 15:3, 6; 13:31:

                              1.    A grande discrepância entre a restauração e o cristianismo inclui três categorias de coisas que não são bíblicas: divisão, organização e tradições.

                              2.    A história entre nós tem sido sairmos totalmente do cristianismo sem compromisso algum com ele – Ez 1:1-11; Ap 18:4.

                              3.    A história da restauração do Senhor é uma história de sair e estar fora da presente era maligna; precisamos ser libertos do cristianismo, o mundo religioso dos nossos tempos – Gl 1:4; 6:14.

                              4.    Não deve haver ponte alguma entre as igrejas locais e o cristianismo; devemos ser o que somos sem qualquer comprometimento ou fingimento – Ap 1:11.

                              5.    Precisamos manter distância entre nós e o cristianismo; quanto maior a distância, melhor, porque é uma separação entre nós e a presente era maligna – Gl 1:4.

         III.    A igreja é o tabernáculo, ou templo, de Deus (Ef 2:21-22); contudo, a igreja mudou em natureza deixando de ser um acampamento – Hb 13:13:

                     A.    O acampamento significa um grupo de pessoas, particularmente um povo religioso, que não é fiel ao Senhor.

                     B.    Nos tempos atuais, o cristianismo não é uma tenda, mas um acampamento:

                              1.    Isso significa que a igreja degradou-se até tornar-se o cristianismo.

                              2.    Em princípio, o cristianismo como sistema religioso compreende um grupo de pessoas religiosas que pertencem nominalmente ao Senhor e que honram o Senhor com sua boca, mas cujo coração está posto em algo além do Senhor – Mt 15:8-9; 2Tm 3:5.

                     C.    Segundo a história da igreja, aqueles que verdadeiramente buscaram o Senhor tiveram de deixar o cristianismo organizado, isto é, deixar o acampamento e ir ao Senhor fora do acampamento – Hb 13:13; 2Tm 2:19.

                     D.    Quanto à tenda e ao acampamento, fazemos diferença entre separação e divisão – Rm 14:1-3; 15:7:

                              1.    Moisés e Josué não estavam divididos do povo do Senhor, mas estavam separados dele – Êx 33:7-11.

                              2.    Jamais devemos causar uma divisão entre os filhos de Deus, mas devemos fazer uma separação do acampamento religioso.

                              3.    Não nos dividiremos dos outros crentes em Cristo, mas o cristianismo tornou-se um acampamento do qual temos de nos separar.

                     E.    A tenda e o acampamento são uma figura clara da situação atual; todos os que buscam o Senhor devem sair do acampamento e ir até Ele na tenda – Hb 13:12-13.



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