quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Nota 96 – Falsas Acusações Dirigidas Contra os Cooperadores

Nota 96 – Falsas Acusações Dirigidas Contra os Cooperadores

Acusar os Cooperadores Norte-Americanos de Procurar Controlar a Restauração do Senhor

O irmão Dong e seus cooperadores acusam os cooperadores norte-americanos de procurar controlar a restauração do Senhor. Essa acusação é falsa. A principal evidência para apoiar essa acusação é a supervisão que os cooperadores fazem para assegurar que o ensinamento na restauração do Senhor esteja de acordo com o ensinamento dos apóstolos no Novo Testamento. É absolutamente bíblico que os servos do Senhor guardem as igrejas contra os ensinamentos diferentes:
1Tm 1:3-4 – [3] Quando parti para a Macedônia, roguei-te que permanecesses em Éfeso a fim de advertires a certas pessoas que não ensinem coisas diferentes [4] nem deem atenção a fábulas e genealogias sem fim, que geram discussões em vez da economia de Deus na fé.
O irmão Lee definiu o ensinamento dos apóstolos em diversas ocasiões.
O ensinamento dos apóstolos é o falar completo de Deus no Novo Testamento. O falar completo de Deus no Novo Testamento se refere à economia neotestamentária de Deus desde a encarnação de Deus até a consumação da Nova Jerusalém. A economia neotestamentária de Deus tem sido revelada para nós na restauração do Senhor. (The Apostles' Teaching, p. 23)
O ensinamento dos apóstolos é todo o Novo Testamento. Ele compreende primeiramente o ensinamento do Senhor Jesus nos quatro evangelhos. O primeiro grupo de apóstolos foi encarregado pelo Senhor Jesus para ensinar os novos crentes o que o Senhor os tinha ensinado. Isso está claramente registrado em Mateus 28:19-20. O ensinamento dos apóstolos também inclui o que está registrado em Atos, nas Epístolas e no livro de Apocalipse. Na conclusão do livro de Apocalipse, João nos diz que ninguém deve acrescentar ou tirar algo da revelação divina (22:18-19). Isso significa que com o livro de Apocalipse, o ensinamento dos apóstolos foi completado. A partir daquele momento, a ninguém é permitido acrescentar ou subtrair algo. Se você acrescentar algo, sofrerá os flagelos; e se tirar algo, sofrerá a perda da bênção divina. Todo o Novo Testamento, que é o ensinamento completo dos apóstolos, deve ser considerado a constituição do reino de Deus do Novo Testamento. (Leadership in the New Testament, pp. 29-30)
O irmão Lee mostrou que a verdadeira liderança no Novo Testamento não está empossada em pessoas, mas no ensinamento dos apóstolos.
Hoje, entre nós, o ensinamento daqueles que ensinam o ensinamento dos apóstolos do Novo Testamento, é a liderança. A liderança na restauração do Senhor não é na verdade segundo o ensinamento de ninguém, mas segundo o ensinamento dos apóstolos, o qual é o ensinamento do Novo Testamento. (The Practice of the Church Life According to the God-ordained Way, pp. 33-34)
A liderança do Novo Testamento nos Evangelhos era uma pessoa. Essa pessoa era o próprio Senhor Jesus. Mas desde Atos até Apocalipse, a única liderança neotestamentária se tornou o ensinamento dos apóstolos. Assim, nem Pedro nem Paulo controlavam qualquer igreja, mas o seu ensinamento sim. Podemos ver isso em 1 Timóteo onde Paulo exortou Timóteo a permanecer em Éfeso a fim de poder admoestar alguns a não ensinar coisas diferentes da economia de Deus (1:3-4). Ensinamentos diferentes são ensinamentos que são diferentes do ensinamento dos apóstolos acerca da economia de Deus. Esse ensinamento constitui a única liderança. (Elders' Training, Book 9: The Eldership and the God-ordained Way (1), p. 80)
Nosso ensinamento deve sempre ser limitado ao ensinamento dos apóstolos:
Tt 1:9 – Apegado à palavra fiel, que é segundo o ensinamento dos apóstolos, para que seja capaz de exortar com o ensinamento saudável e de convencer os que se opõem.
Devemos ser sempre limitados e controlados pelo ensinamento dos apóstolos. Não devemos tentar inventar novos tipos de ensinamentos. Devemos sempre nos prender ao Novo Testamento em nosso ensinamento com relação a qualquer assunto...
Não temos liberdade para falar qualquer coisa na reunião que passa do limite da linha do ensinamento dos apóstolos. Devemos estar dentro dessa linha e sempre manter isso em mente. Caso contrário, seremos criadores de todos os tipos de confusões e divisões. (The Scriptural Way to Meet and to Serve for the Building Up of the Body of Christ, p. 98-99)
O irmão Lee muitas vezes se referiu aos ensinamentos dos apóstolos como nossa constituição na restauração do Senhor. Com isso, o que ele quis dizer é que o que governa nosso ensinamento e nossa prática da vida da igreja, o ministério e a obra, deve ser o ensinamento dos apóstolos.
Nossa constituição é o ensinamento dos apóstolos. Vim para este país e comecei o meu ministério em dezembro de 1962. Tenho ministrado e servido aqui cerca de vinte e sete anos. Desde o primeiro ano eu disse que tudo o que devemos fazer deve ser de acordo com o ensinamento dos apóstolos. O ensinamento dos apóstolos é a nossa constituição. (The Apostles' Teaching, p. 8)
Se nosso ensinamento é de acordo com o ensinamento dos apóstolos, seguiremos o exemplo de Paulo de ensinar a mesma coisa em todo lugar:
Primeira Coríntios 4:17, 7:17 e 16:1 indicam que Paulo ensinava a mesma coisa a todas as igrejas. Todas elas estavam sob um só ensinamento, o ensinamento dos apóstolos (At 2:42). Tudo o que tenho ensinado é o ensinamento dos apóstolos. Não desejo passar nada de mim mesmo, mas tudo o que tenho ministrado é está totalmente segundo o ensinamento dos apóstolos. Não tenho meu próprio ensinamento, mas o que ensino é parte do ensinamento dos apóstolos, o único ensinamento....
Não somos a favor dos ensinamentos que podem ser considerados como ventos, mas da unidade da única fé, que é o próprio conteúdo da economia neotestamentária de Deus. Ter ensinamentos diferentes na restauração do Senhor é totalmente falso. Temos de guardar o princípio do ensinamento, não o meu nem o seu, mas o dos apóstolos. Nosso único ensinamento tem de ser nossa fé, o próprio conteúdo que constitui o Novo Testamento, os elementos constituintes da economia neotestamentária de Deus. Esse é o ensinamento que devemos passar adiante, e que todas as igrejas devem adotá-lo e nele permanecer. Dessa forma, com certeza podemos ser um, num único ensinamento. Não vamos realizar coisa alguma diferente que gere divisões. (Treinamento de Presbíteros, Volume 7: Unanimidade para o Mover do Senhor, pp. 49-50, 54-55)
Se um ensinamento é segundo o ensinamento dos apóstolos, será bom para todas as igrejas na terra receberem:
Qualquer ensinamento que é bom para uma igreja específica é bom para todas as igrejas na terra. Da mesma maneira, se um ensinamento não é bom para uma igreja específica, deve ser rejeitado por todas as igrejas. Não há nenhum pensamento no Novo Testamento que um ensinamento é bom para uma igreja, mas não para outras igrejas. Antes, o Novo Testamento revela que as igrejas devem ser idênticas ao receber o ensinamento. (The Conclusion of the New Testament, Msgs. 189-204, p. 2188)
Esse claramente não é o caso com relação ao ensinamento do irmão Dong. Antes, muitos dos seus ensinamentos são divisivos em natureza e devem ser rejeitados pelas igrejas. Com relação a isso, ver as notas seguintes:
86 - Dong Yu Lan Negligencia as igrejas no Paraguai na Expansão de Sua obra
92 - O ensinamento de Dong Yu Lan Resulta em Divisão
121 - Estabelecer Igrejas Onde Já Existem Igrejas
125 - Medir a Estatura de uma Igreja pela Sua Unidade com o irmão Dong
126 - Deixar a "Orientação" do irmão Dong é Perder a Base
129 - Aqueles que Deixam o Irmão Dong Estão em Rebelião e Perdem a Base

Exemplos de Falsas Acusações

Miguel Ma, Conferência em Uberlândia, Brasil, 2 de junho de 2007:
Um grupo de cooperadores da América do Norte assume por si mesmo tomar decisões e não buscar mais comunhão sobre como prosseguir. Ao mesmo tempo eles começaram a ter uma tendência extremamente perigosa, porque desde 1997 nos treinamentos eles começaram a dar uma ênfase excessiva ao ensinamento dos apóstolos. Nós participamos de todos esses treinamentos. Essa ênfase excessiva sobre o ensinamento dos apóstolos foi um assunto muito perigoso, porque que o ensinamento dos apóstolos não foi definido.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
Na verdade, o ensinamento dos apóstolos foi completamente definido no Novo Testamento e apresentado às igrejas na restauração do Senhor por meio do ministério de Watchman Nee e Witness Lee.
Miguel Ma, Conferência em Uberlândia, Brasil, 2 de junho de 2007:
Irmãos, eu nunca falei isso a vocês porque não havia necessidade, mas devido às coisas que têm acontecido entre nós, eu devo falar. Há um grupo de irmãos tomou para si mesmo a exclusividade dos oráculos de Deus, como se apenas eles pudessem usar os livros do irmão Witness Lee e do irmão Watchman Nee e apenas eles pudessem interpretar esses livros. Isso começou a gerar uma exclusividade de ministério.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
Na verdade, Miguel se opõe a que ensinamentos aberrantes sustentados pelo irmão Dong e seus cooperadores sejam submetidos a qualquer exame minucioso pelos cooperadores de maneira geral. Isso é contrário à atitude exibida pelo irmão Lee:
Nunca publiquei nada por iniciativa própria. Sempre encaminhava meu manuscrito à editora, que estava sob os cuidados do irmão Nee e seu auxiliar. Dependia do seu discernimento se o meu manuscrito devia ou não ser publicado. Eu gostava que meus escritos fossem conferidos para ver se continha alguma inexatidão na verdade. Escrever um livro que expõe o reino dos céus é um grande projeto. Gostava que meu material passasse pela verificação dele. (Treinamento de Presbíteros, Volume 8: A Vitalidade do Mover Atual do Senhor, pp. 199-200)
Esse é o tipo de cuidado pela verdade que move os cooperadores a escrever:
Às vezes pode haver escritos entre nós que possam ser considerados para publicação como parte da única publicação entre nós. Como mostra o irmão Lee no texto extraído do volume 8 do Treinamento de Presbíteros, essas propostas devem ser "conferidas para ver se contêm alguma inexatidão quanto à verdade". Deve-se sempre usar discernimento ao expressar questões relacionadas com a verdade divina, a vida divina e o evangelho. O uso desse tipo de discernimento não apenas protege o ensinamento entre nós e o suprimento espiritual para os santos, como também ajuda a proteger os que se empenham para escrever. Portanto, é adequado que os que se esforçam para escrever dessa maneira levem seu trabalho para os que têm a liderança no ministério e para os que têm a liderança na obra de publicação, e os que têm a liderança devem exercitar o discernimento para decidir se tais propostas devem ou não ser publicadas como parte da única publicação. Essa era a prática quando o irmão Nee tomou a liderança no ministério e na obra de publicação na China e foi nossa prática quando o irmão Lee tomou a liderança no ministério e na obra de publicação entre nós. Essa deveria ser a continuação de nossa prática hoje. Assim, os que desejam escrever dessa maneira devem levar suas propostas para os cooperadores entremesclados, assim como para o Living Stream Ministry e o Taiwan Gospel Book Room e ter suas propostas conferidas para ver se elas devem ser publicadas ou não. Em todo caso, essa prática de submeter tudo o que publicamos à conferência e ao devido discernimento é melhor para todos nós e melhor para o toque da única trombeta na restauração do Senhor hoje. (A Obra de Publicação na Restauração do Senhor)
Dong Yu Lan, Conferência em Ribeirão Preto, Brasil, 16 de setembro de 2007), Mensagem 2:
Os cooperadores americanos querem que nos submetamos a eles e que sigamos o seu comando. Não podemos ter nossas próprias conferências; somente podemos ouvir as mensagens deles nas conferências. Se este for o caso, como poderemos ter a presente verdade? Não devemos voltar à verdade desatualizada.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
A crítica do irmão Dong está errada em ambos os pontos:
  • Nenhum cooperador nunca insistiu que as igrejas na América do Sul "somente podem ouvir as mensagens deles nas conferências". Esse não é o critério; o critério é se o falar daqueles que ministram às igrejas está de acordo com o ensinamento dos apóstolos no Novo Testamento. Isso não significa simplesmente que o que fala consegue encontrar confirmação para seu ensinamento no texto do Novo Testamento, mas que o ensinamento é segundo a economia neotestamentária de Deus para edificar o testemunho do único Corpo de Cristo na terra.
  • A alegação do irmão Dong de possuir "a presente verdade" é falsa. Interpretações originais não equivalem à "presente verdade", e simplesmente alegar ter "a presente verdade" não torna isso verdade.
Ezra Ma, Reunião de Serviço Regional em São Paulo, 2 de outubro de 2005:
A segunda conotação refere-se aos vários grupos de cooperadores. Então quando fala de obra, irmãos: Primeiro fala da região, tá? Das regiões, então nenhuma região deve fazer obra separada; quando fala segunda conotação de obra são os grupos de cooperadores. Cada grupo de trabalho é conduzido por um cooperador "sênior" ou de mais idade, que é o pai espiritual deles ou o irmão mais velho no Senhor. Esses grupos distintos de cooperadores realizam a mesma obra do Ministério Neotestamentário de edificar o Corpo de Cristo. Nenhum grupo específico de cooperadores exercia controles sobre os demais grupos de trabalho. Nenhum grupo específico de cooperadores exerce controle exclusivo sobre a obra do Senhor, como hoje os cooperadores entremesclados no sul da Califórnia querem o domínio total da obra em toda a terra.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
A declaração de Ezra é enganosa. Os irmãos Nee e Lee ensinaram claramente que os cooperadores não controlam os movimentos de cada um, mas têm a responsabilidade de proteger o padrão da verdade.
Aqueles que lideram no ministério não eram rigorosos em direcionar a locomoção dos seus cooperadores. Primeira Coríntios 16:12 diz: "E quanto ao irmão Apolo, muito lhe roguei que fosse até vós em companhia dos irmãos, mas de modo algum era a vontade dele ir agora; irá, porém, quando tiver oportunidade". Os líderes eram rigorosos, todavia, no ensinamento do Novo Testamento (1Tm 1:3-4; 2Jo 9-11). Primeira Timóteo 1:3 diz: "Quando parti para a Macedônia, roguei-te que permanecesses em Éfeso a fim de advertires a certas pessoas que não ensinem coisas diferentes". Segunda João 9-10 diz: "Todo aquele que ultrapassa o ensinamento de Cristo e nele não permanece não tem Deus (...) Se alguém vem até vós e não traz este ensinamento, não o recebais em casa, nem lhe digais: Alegra-te!" Os apóstolos não eram rigorosos em direcionar um cooperador como Apolo para ir a certo lugar. Contudo, eram rigorosos com relação ao ensinamento do Novo Testamento. Isso prova que a liderança verdadeira no ministério está no ensinamento dos apóstolos. (Leadership in the New Testament, pp. 48-49)
Ezra Ma, Reunião de Serviço Regional, São Paulo, Brasil, 2 de outubro de 2005:
Esse assunto da [única] publicação é apenas uma bandeira, apenas uma fachada para algo mais sutil que está por detrás, que é o controle da restauração em toda terra. O irmão Lee não está mais junto conosco. Quando ele estava entre nós, não havia tal coisa. Agora que o nosso irmão nos deixou, eles têm essa estratégia para tentar controlar a restauração em toda terra.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
Dong Yu Lan, Conferência Nacional em Barranquilla, Colômbia, 16 de agosto de 2008, Mensagem 1:
Recentemente, alguns tentaram nos enganar, e alguns foram enganados. Isso aconteceu nos últimos quatro ou cinco anos. Eles dizem que apenas Anaheim é o Corpo de Cristo, se você não está em contato com Anaheim, você não é o Corpo. Veja, esse é o engano de Satanás. Há tal palavra na Bíblia?
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
Jamais nenhum cooperador disse: "Apenas Anaheim é o Corpo de Cristo". Essa é uma falsa acusação. O que foi dito está de acordo com a verdade – que para ser uma genuína igreja local como a expressão local do Corpo de Cristo, um grupo de crentes deve manter a comunhão com todas as outras igrejas locais genuínas. Isso certamente inclui Anaheim, mas também inclui as igrejas em Cali, Colômbia; Madri, Espanha; Vila Nova de Gaia, Portugal; Moscou, Rússia; Taipé, Taiwan; Tóquio, Japão; Jakarta, Indonésia; Quezon City, Filipinas; Joanesburgo, África do Sul; San Pedro Sula, Honduras; Cidade do México, México; San Juan, Porto Rico; Boca Raton, Flórida; Kitchener, Canadá; e inúmeros outros lugares.

Comparar os Cooperadores Norte-Americanos aos Judaizantes

Há muitas falsas acusações em que os cooperadores norte-americanos são comparados aos judaizantes que levantaram a perseguição contra Paulo. Em suas acusações o irmão Dong e seus cooperadores muitas vezes acusam a igreja de Jerusalém de controlar as outras igrejas. No seu uso Jerusalém é uma referência a Anaheim.
Dong Yu Lan, Alimento Diário: Praticando o Livro de Atos – A Obra dos Apóstolos, Semana 4, Sexta-feira:
Segundo a orientação dos irmãos Watchman Nee e Witness Lee, quando o obreiro de uma região quiser visitar as igrejas de outra região, onde outros já trabalharam, é necessário fazê-lo com o mesmo sentimento dos obreiros que o Senhor levantou para essa região. Porém, esses judaizantes que saíram de Jerusalém iam aonde outros já haviam feito a obra de pregação do evangelho e propagação da palavra a fim de pertubar os irmãos.
Além do mais, isso dava a impressão errada de que a igreja em Jerusalém era a matriz. Porém, como já vimos, a base da igreja é o limite da localidade. E nesse caso, uma igreja não deve ter controle sobre outra igreja, pois a que está numa cidade não pertence à igreja em outra cidade, mas cada uma é diretamente responsável perante o Senhor. Não haveria nenhum problema se os irmãos da igreja em Jerusalém fossem visitar outras igrejas para reforçar o que Paulo e Barnabé estavam fazendo lá. Pelo contrário, eles iam para pertubar os santos e causar danos às igrejas. Que o Senhor nos guarde desse engano.
Dong Yu Lan, Daily Food: Growth in Life for the Kingdom [Alimento Diário: Crescer em Vida para o Reino, traduzido a partir do texto em inglês postado em www.dailyfood.ca], Semana 1, Sábado:
Assim hoje, há alguns irmãos que querem controlar todas as igrejas. Todas as igrejas devem ser obedientes assim como a igreja em Jerusalém no início. Alguns têm medo e eles estão sob o controle deles. Paulo foi fortemente influenciado por Tiago. Paulo ouviu aquelas palavras e ele reconsiderou, "Talvez Tiago está certo, eu trabalhei tanto mas aqui há mais crentes que no mundo gentio. Talvez eu esteja errado. Então o que devo fazer?" Então Satanás colocou uma questão nele e Paulo duvidou. Então Tiago sugeriu a Paulo, "O que você acha disso? Todos sabem que você tem falado contra Moisés. O que pensa em fazer um voto agora? O voto de Nazireu (Nm 6:2-5). Vá e pague as despesas para o voto e então você tem parte no que as pessoas estão fazendo. Há quatro homens aqui que têm um voto para eles mesmos. Então se você pagar as despesas e estiver com eles todos saberão que não há nada com as coisas que eles tinham sidos informados a seu respeito" (At 21:20-24). Então Paulo foi convencido e foi com eles.
Dong Yu Lan, Daily Food: Growth in Life for the Kingdom [Alimento Diário: Crescer em Vida para o Reino, traduzido a partir do texto em inglês postado em www.dailyfood.ca], Semana 3, Segunda-feira:
É claro, o Senhor Jesus não estava mais na terra. Naqueles dias a maneira comum era ir a Jerusalém para aprender todas as coisas espirituais. Mas a igreja em Jerusalém já tinha caído na esfera tradicional e os crentes eram influenciados pelos seus antecedentes judaicos. Muitos deles foram sacerdotes (Atos 6:7) e fariseus (15:5). Eles trouxeram muitas coisas do judaísmo para dentro da igreja (21:20).
Também, podemos dizer que a igreja em Jerusalém exerceu algum tipo de controle sobre as outras igrejas. Todas as igrejas tinham que seguir a direção que a igreja em Jerusalém estava dando. Se alguém queria ser apóstolo, isso tinha que ser decidido pela igreja em Jerusalém. Se alguém precisava pregar o evangelho, ele tinha que ir à igreja em Jerusalém para ser treinado no evangelho.
Essas insinuações são a semente de suspeitas malignas, que são o resultado de ensinamentos diferentes:
1Tm 6:3-4 – [3] Se alguém ensina coisas diferentes e não concorda com as palavras saudáveis de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensinamento segundo a piedade, [4] está cegado pelo orgulho, nada entende, mas está enfermo com questões e contendas sobre palavras, das quais se originam invejas, discussões, difamações, suspeitas malignas.

Acusar os Cooperadores Norte-Americanos de Usar Dinheiro para Subornar Santos a fim de Segui-los

O irmão Dong e seus cooperadores acusam os cooperadores norte-americanos de subornarem os santos para segui-los. Essas acusações são falsas; elas não têm nenhuma base efetiva.
Dong Yu Lan, Conferência em Ribeirão Preto, Brasil, 16 de setembro de 2007, Mensagem 2:
A situação descrita em 2 Pedro 2:1-3 está acontecendo não apenas em muitos países na América do Sul, mas também no Brasil. Alguns falam coisas negativas de casa em casa. Por ganância, com palavras fingidas. (...) Sabemos de onde vem o sustento deles. Como eles conseguiram dinheiro e poder para subornar tantos? (...) Como Balaão foi subornado, a mesma coisa está também acontecendo entre nós neste exato momento. (...) Em nossos dias, certos transgressores são utilizados por Satanás andando ao derredor incomodando nosso povo. O Brasil tinha uma condição muito pacífica. Desde quando aqueles três irmãos rebeldes da igreja em São Paulo foram subornados pelos cooperadores dos Estados Unidos, eles têm introduzido muita perturbação e problema. Eles mentem; eles difamam. (...) Eu simplesmente não sei como descrevê-los.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
Dong Yu Lan, Conferência Internacional na Estância Árvore da Vida, 12 de setembro de 2008, Mensagem 14:
Mas lamentavelmente, alguns os seguem, porque eles são rebeldes, aqueles vivem na alma, lhes deram alguns benefícios. Eles foram enganados; não sabiam o que estavam fazendo, apenas pegaram o dinheiro deles e fazem uma obra de rebelião. Mas há também aqueles que realmente estão tomando o caminho da rebelião.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
Dong Yu Lan, Conferência Nacional em Cochabamba, Bolívia, 10 de abril de 2009, Mensagem 1:
Não sei como eles têm tanto dinheiro. Quando realizam uma conferência em algum lugar da América do Sul, muitas pessoas viajam para lá de avião. Antes, quando pedíamos para virem à conferência, [eles diziam:] sem dinheiro, sem dinheiro. Agora eles podem ir aos Estados Unidos, Chile, Bolívia, Argentina; de onde vem o dinheiro deles? Oh, irmãos e irmãs, eles servem ao seu próprio estômago, e com palavras suaves e discursos lisonjeiros enganam os corações dos simples.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.

Acusar os Cooperadores Norte-Americanos de Conduzir as Igrejas ao Desvio e Degradação

Dong Yu Lan e seus cooperadores têm acusado falsamente os cooperadores de se desviarem da verdade e fazer com que as igrejas na restauração do Senhor se degradem à condição de Laodiceia baseados numa deturpação do falar de Benson Phillips com respeito aos ataques de Titus Chu e seus cooperadores contra o LSM, os cooperadores, a única publicação, as reuniões internacionais, o treinamento de tempo integral e A Palavra Sagrada para o Reavivamento Matinal.
E-mail de Ezra Ma encaminhando "Pontos de desvio na essência da restauração do Senhor" de Hélcio Almeida, 15 de junho de 2007:
Amados irmãos gerentes:
Conforme combinado na reunião dos gerentes realizada no dia 14/06, envio-lhes abaixo os pontos que o irmão Hélcio apresentou para os irmãos de Taiwan, na comunhão tida em São Paulo nos dias 29, 30 e 31/05/07. Conforme foi compartilhado na reunião, esses pontos são muito bons para o aperfeiçoamento e para a imunização dos santos.
Os pontos hoje enfatizados pelos cooperadores entremesclados em Anaheim demonstram claramente uma mudança na essência da restauração do Senhor, com os quais não podemos concordar. Isso é preocupante, e tira toda a base da comunhão. Ainda que tenhamos algumas diferenças na maneira prática de levar a cabo a restauração do Senhor, para que possamos continuar a ter comunhão é necessário que a essência do que cremos seja a mesma.
Os pontos que levam a igreja ao desvio e a restauração a Laodicéia são:
  • Quanto às colunas — "As seis colunas da restauração do Senhor":
Os seguintes seis itens foram apresentados num treinamento de presbíteros como sendo as seis colunas da restauração do Senhor: o LSM, os cooperadores entremesclados, uma só publicação, as sete festas, o Treinamento Tempo Integral e o Avivamento Matinal.
Na Bíblia, as colunas são Cristo, a igreja, o Espírito e a vida, itens enfatizados por Paulo.
João enfatizou o Espírito e a vida. Em Apocalipse, na carta à igreja em Filadélfia foram enfatizado: o nome, a Palavra, a pouca força (dependência) e a porta aberta (dar liberdade ao Espirito). Esses itens caracterizam Filadélfia e são os pontos centrais da restauração orgânica.
  • Quanto ao ministério — "O Ministério Living Stream":
O que a Biblia mostra é oposto ao que o LSM promove.
A ênfase dada ao LSM, ao Ministério (letra maiúscula) está trazendo muita confusão. Hoje, a continuação do ministério do irmão Lee é uma empresa: o LSM.
  • Quanto ao ensinamento — A ênfase excessiva dada ao nome do irmão Lee:
O irmão Lee tornou-se superior aos apóstolos e ao próprio Senhor Jesus (menciona-se mais o nome de Witness Lee do que o nome do Senhor). O irmão Lee tornou-se o prudente construtor, desbancado a posição de Paulo.
Todos os apóstolos cometeram erros, menos o irmão Lee, que é considerado como infalível, como quem nunca cometeu um único erro. Assim, nada pode ser corrigido, e o Espírito fica sem função.
João veio remendar a rede, mas não mencionou o nome do Apóstolo Paulo uma única vez sequer (será que ele não estava no mesmo ministério?).
  • Quanto à obra — A liderança na restauração do Senhor hoje está na mão de dois mestres:
A liderança da obra deve ser dos apóstolos e não dos mestres: Ron Kangas e Ed Marks. Os apóstolos precisam de frutos, que são as igrejas, e não apenas livros.
  • Quanto ao aperfeiçoamento dos santos — Seletivo e elitista:
O foco do aperfeiçoamento na restauração, liderado pelo LSM, tornou-se seletivo e elitista: FTT, universitários. A Bíblia enfatiza o aperfeiçoamento de todos os membros do Corpo, os santos de um talento.
Os 5 pontos acima conduzem para Laodicéia.
Os cinco pontos de Hélcio são cheios de deturpações:
  • Quanto às colunas — "As seis colunas da restauração do Senhor":
    • O irmão Benson Phillips não disse o que Hélcio alega. Ele não disse que esses itens eram as colunas da restauração do Senhor, mas que eles eram itens que tinham sido muito usados pelo Senhor no progresso do Seu mover em Sua restauração e, por causa disso, eles estavam sendo atacados sob a instigação de Satanás através de Titus Chu, Nigel Tomes e outros (ver "A Word regarding the Present Turmoil in the Lord's Recovery," The Ministry Magazine, Vol. 11, n°., 3, Março/Abril 2007, pp. 173-199; também disponível como eBook em www.afaithfulword.org). Com relação aos itens mencionados por Hélcio, ver:
      • Nota 97 - Falsas Acusações Contra o Living Stream Ministry,
      • Nota 96 (esta nota) – Falsas Acusações Dirigidas Contra os Cooperadores,
      • Nota 102 - Falsa Crítica contra a Obra de Publicação na Restauração do Senhor,
      • Nota 100 - Oposição às Conferências Internacionais e Treinamentos,
      • Nota 101 - Críticas ao Treinamento de Tempo Integral, e
      • Nota 99 - Oposição contra A Palavra Sagrada para o Reavivamento Matinal.
    • Em 1984 o irmão Lee deu algumas mensagens que foram subsequentemente publicadas no livro The Four Crucial Elements of the Bible: Christ, the Spirit, Life, and the Church. Não há absolutamente nenhum debate que esses quatro elementos são o núcleo intrínseco da Bíblia. Depois, em novembro de 1984, o irmão Lee liberou uma série de mensagens intituladas Truth, Life, the Church, and the Gospel – The Four Great Pillars in the Lord's Recovery. Essas mensagens foram faladas aos presbíteros e cooperadores para ajudá-los a saber como conduzir os santos nos elementos intrínsecos da revelação divina. Em outras palavras, cuidar das colunas da verdade, vida, a igreja, e o evangelho formam a base adequada para sustentar a experiência normal de Cristo, o Espírito, vida e a igreja. Nesse livro, a palavra de abertura do irmão Lee é: "O Senhor tem levantado Sua restauração sobre a verdade". É significativo Hélcio omitir o primeiro item "verdade", dado a depreciação da verdade pelo irmão Dong e seus cooperadores (ver notas 50, 61, 62, e 63). Isso está em completo contraste com a visão do irmão Lee de que a verdade é a primeira grande coluna da restauração do Senhor.
      As verdades na Palavra Santa do Senhor foram completadas há aproximadamente dois mil anos, mas por um período de pouco 7mais de mil anos parece que elas desapareceram lentamente. Apenas nos últimos séculos as verdades foram novamente liberadas pouco a pouco por meio do estudo zeloso e cuidadoso de muitas pessoas que amam o Senhor. Isso é o que nos referimos como a restauração do Senhor. A restauração do Senhor é a restauração de todas as verdades na Bíblia que foram perdidas. Então, a restauração da verdade é uma das grandes colunas na restauração do Senhor. A restauração do Senhor encontra-se junto com o conhecimento da verdade. (Truth, Life, the Church, and the Gospel—The Four Great Pillars in the Lord's Recovery)
  • Quanto ao ministério — "O Ministério Living Stream": See note 97.
  • Quanto ao ensinamento — A ênfase excessiva dada ao nome do irmão Lee.
As declarações de Hélcio são falsas, como ilustram os pontos seguintes:
    • Nenhum cooperador jamais disse que o irmão Lee é infalível ou que nunca cometeu erros. Ninguém nunca exaltou seu ministério acima do ministério de Paulo. Na verdade, os irmãos se referiram ao irmão Lee como "sábio arquiteto" na restauração do Senhor porque ele trouxe o modelo da edificação de Deus segundo o ministério completador de Paulo para nós.
    • Quando o irmão Lee faleceu, os cooperadores por toda a terra se reuniram para considerar a futura direção da restauração do Senhor. Na época, foi decidido por todos que o ministério na restauração do Senhor deveria continuar junto com as linhas desenvolvidas pelo irmão Nee e irmão Lee. O irmão Dong participou dessa comunhão e endossou a declaração conjunta emitida pelos cooperadores.
    • As críticas de Hélcio devem ser consideradas em conjunto com o seu ataque veemente ao ministério do pico elevado do irmão Lee (ver nota 113).
    • Hélcio fez diversas declarações sabotando a posição do ministério do apóstolo Paulo (ver notas 61 e 62).
  • Quanto à obra — A liderança na restauração do Senhor hoje está na mão de dois mestres:
    Essa declaração é falsa. A liderança na restauração do Senhor está nas mãos de um grupo muito maior de cooperadores (ver "A maneira de Entremesclar e a Liderança no Ministério na Restauração do Senhor Hoje" em www.afaithfulword.org). Os irmãos Ron Kangas e Ed Marks foram pessoalmente indicados pelo irmão Lee para servir na função de preparação dos esboços para as conferências internacionais e treinamentos, mas o encargo das conferências e treinamentos e o seu conteúdo é um assunto de comunhão entre os cooperadores.
  • Quanto ao aperfeiçoamento dos santos — Seletivo e elitista: Ver nota 101.
Dong Yu Lan, Daily Food: He Who Believes, Out of His Innermost Being Shall Flow Rivers of Living Water, [Alimento Diário: Quem Crer em Mim, do seu Interior Fluirão Rios de Água Viva, traduzido a partir do texto em inglês postado em www.dailyfood.ca], Semana 7, Sábado:
A restauração orgânica tem a coluna do Espírito e vida. Se alguém diz que a vida da igreja tem outras colunas, pode esquecer sobres eles. As únicas colunas que temos na restauração orgânica sao Cristo e a igreja, Espírito e vida, o nome e a palavra, uma porta aberta e pouca força. Nós damos ao Espírito liberdade para trabalhar. Essa é a restauração orgânica.
Novamente, a ausência da verdade na lista das "colunas" na restauração é surpreendente. Irmão Dong e seus cooperadores alegam ter o ministério orgânico de João. Contudo, os escritos de João não são apenas relacionados a "Espírito e vida", mas também tem fortes defesas e exortações para se conhecer, andar e ser co-participantes na verdade (1Jo 1:6, 8; 2:4, 21; 3:19; 4:6; 2Jo 1-4; 3Jo 3-4, 8, 12).

Acusar os Cooperadores Norte-Americanos de Procurar Danificar as Igrejas na América do Sul

O irmão Dong e seus cooperadores acusam os cooperadores norte-americanos de procurar danificar as igrejas na América do Sul. Essa acusação é falsa. Os cooperadores norte-americanos se abstiveram de laborar na América do Sul apesar de repetidos pedidos de ajuda (ver nota 23) e o desejo claro do irmão Lee de que os seus cooperadores trabalhassem na América do Sul (ver notas 21 e 22). Isso foi fruto de um profundo desejo de resgatar o irmão Dong, seus cooperadores e aqueles que tinham sido influenciados por eles. Foi apenas quando se tornou mais e mais evidente que a profunda alienação do ministério do irmão Dong tinha feito alguns se apartarem dele, e que aqueles que saíram estavam sofrendo feroz perseguição e precisavam ser cuidados, que os cooperadores começaram a responder aos convites de visita. Ver notas:
91 - Expulsar os Santos das Igrejas
93 - Falsas Acusações Dirigidas Contra Irmãos
114 - Maldições Pronunciadas Contra Aqueles que se Negam a Seguir o Irmão Dong
121 - Estabelecer Igrejas Onde Já Existem Igrejas
127 - Destituir a Liderança Local
131 - Expulsar os Irmãos por Não Seguir Dong Yu Lan
Dong Yu Lan, Conferência em Piracicaba, Brasil, 29 de setembro de 2007, Mensagem 1:
Alguns, em nome da obra dos Estados Unidos, vieram à América do Sul para danificar as igrejas.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
Dong Yu Lan, Reunião de Serviço em Cochabamba, Bolívia, agosto de 2004:
No início, a situação na Bolívia era geralmente boa, mas os problemas vieram dos Estados Unidos. Esses problemas ficaram cada vez piores. Eu pensei que depois que Ron Kangas veio aqui, os problemas seriam resolvidos; mas, ao invés disso, eles foram agravados. Mas onde está a raiz? A raiz está nos Estados Unidos (...) Os Estados Unidos são a origem...
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
Dong Yu Lan, Reunião de Serviço em Cochabamba, Bolívia, agosto de 2004:
Ouçam, eu sei que a fonte da oposição ao irmão Dong bem como à orientação para a América do Sul está no treinamento de quatro meses nos Estados Unidos.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
Em um e-mail datado de 5 de julho de 2008, André Dong disse a Ezra Ma, Amir Silva, Cezar Menegucci, Hélcio Almeida, Ildeu Rodrigues, Miguel Ma, Nelson Matos, Pedro Dong, Reinaldo Silva, Roberto Graner, Salomon Ma, 5 de julho de 2008:
Para o irmão Dong, eles já mostraram sua intenção e determinação para vir a América do Sul para trabalhar. A comunhão com Albert Lim e Sherman demonstra isso. Eles não vão parar. Eles veem não para ter comunhão, mas para nos dizer o que eles estão a fim de fazer e não para se submeter à nossa comunhão. Não faz nenhum sentido continuar falando com eles visto que nada mudará. Eles continuarão o que eles estão fazendo. Para nós eles são como joio entre o trigo nos ajudando a crescer.
Cesar Menegucci repetiu esse pensamento em um e-mail datado de 4 de setembro de 2008, para mais de trinta santos nos Estados Unidos:
Do lado negativo, recebemos uma verdadeira água fria proveniente da atitude de alguns cooperadores dos Estados Unidos (Gary [Kaiser] e Albert Lim) vindo em Julho ao Brasil para dar conferências aos santos dissidentes aqui em diferentes cidades. (...) Eles apenas fazem o que é correto aos seus próprios olhos. (...) Alguns cooperadores nos Estados Unidos têm ajudado também os dissidentes (os mesmos que estão traduzindo a versão restauração e o reavivamento matinal) para traduzir, e imprimir em português, dois livros contra Titus Chu. Os irmãos dissidentes aqui estão distribuindo esses livros entre os santos normais para confundi-los e tirá-los das igrejas normais no Brasil. Bem, certamente nós ficamos muito tristes com isso, mas sabemos a fonte de tudo isso (Ef 6:10-12). Os santos estão conscientes que houve e ainda há maus obreiros (Fp 3:1) e falsos mestres (2 Pe 2:1-2). Que podemos fazer? Deixar o Senhor julgar todas as coisas. O Senhor disse aos discípulos a respeito da boa semente e do joio "Deixai crescer ambos juntos até a ceifa" (Mt 13:30). Então, vamos crescer...
[Nota: Foi, na verdade, Sherman Robertson, Albert Lim e Victor Molina que visitaram o Brasil nessa época.]

Acusar os Cooperadores Norte-Americanos de Não Invocar o Nome do Senhor

O irmão Dong alega que os cooperadores norte-americanos não invocam o nome do Senhor. Isso não é verdade.
Dong Yu Lan, Conferência Internacional, Estância Árvore da Vida, 3 de setembro de 2006, Mensagem 3:
Por que eles permaneceram em Jerusalém e não foram aprisionados ou mortos? Aqui está uma indicação que eles pararam de invocar o nome do Senhor. Queridos santos, eu nunca imaginaria que os doze apóstolos algum dia parariam de invocar o nome do Senhor. Eu nunca imaginaria que muitos cooperadores do irmão Lee, os que ele conduziu por tanto tempo, hoje raramente alguém os ouve invocar o nome do Senhor.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
Dong Yu Lan, Conferência Nacional em Cochabamba, Bolívia, 10 de abril de 2009, Mensagem 1:
Lamentavelmente, os líderes cooperadores não continuam a levar as pessoas a invocar o nome do Senhor. Eles desobedecem a revelação e ensino do irmão Lee com relação ao invocar o Senhor. Eles deixaram essa prática. Apenas veja: nas igrejas da restauração, se eles não invocam o nome do Senhor, ainda cairão na alma. Eles pensam que para perder a vida da alma não é necessário invocar o nome do Senhor; pensam que a vida natural será simplesmente retirada pelo sofrimento. Então, eles desprezam aqueles que ainda invocam o Senhor. Mas graças ao Senhor, nós recebemos benefícios de invocar o Senhor.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
Dong Yu Lan, Conferência Internacional na Estância Árvore da Vida, 12 de setembro de 2008, Mensagem 14:
O Senhor Jesus não permaneceria mais com Jerusalém. Se a nossa condição também fosse como aquela de Jerusalém, então o Senhor não permaneceria com eles também. O Senhor se apartará deles, porque o que eles fazem não é guiado pelo Espírito Santo. Eles vivem completamente pela sua alma. Eles abandonaram o Senhor Jesus. Por quê? Nós não os escutamos invocar o nome do Senhor Jesus. Em suas reuniões, eles apenas dizem: "Vamos invocar o Senhor Jesus três vezes". Mas o Senhor não os aprova, porque o invocar deles não é no espírito. Por isso, o Senhor deixou tal Jerusalém, a Jerusalém atual, e não mais será com eles.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
Dong Yu Lan, Conferência Nacional em Barranquilla, Colômbia, 16 de agosto de 2008, Mensagem 1:
Eles não invocam o Senhor; eles não oram-leem a Palavra. Eles regressaram completamente para a igreja em Sardes, usando sua mente para estudar a Bíblia. O que eles praticam é só prestar atenção à verdade, mas eles cairam na doutrina.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.

Acusar os Cooperadores Norte-Americanos de Impedir os Santos Brasileiros de Visitar Taiwan

Os cooperadores do irmão Dong alegam que os cooperadores norte-americanos impediram os santos do Brasil de visitar Taiwan para a Conferência Internacional de Língua Chinesa de 2009. Os cooperadores do irmão Dong tinham planejado inicialmente levar 300 santos para essa conferência de língua chinesa em Taipé em janeiro 2009.
E-mail de Ezra Ma para uma lista oculta de destinatários, 20 de maio 2008:
Estamos esperando um grupo de aproximadamente 300 irmãos. Essa viagem terá por objetivo: 1) Visitar as igrejas na ilha de Taiwan, 2) Participar da Conferência Internacional e 3) Entremesclar- nos com todas as igrejas da terra lá presentes.
Em sua carta Ezra estimava o custo da viagem em $2000:
Recomendamos aos irmãos interessados preparar uns US$2.000 para a viagem: US$1.800 para a passagem e US$200 para despesas avulsas.
Como parte do plano para a conferência, a viagem de entremesclar das igrejas em Taiwan foi planejada e apresentada às igrejas como uma opção com um custo de $300. Baseado nisso, o irmão Dong acusou os cooperadores dos Estados Unidos de impedir os santos da América Sul de ir à conferência.
Dong Yu Lan, Conferência em Brasília, 14 de março de 2009, Mensagem 1:
"Por que você, irmão Dong não foi para a conferência em Taiwan, enquanto todos os outros foram? Por que você não foi? Você deve negar a sua vida da alma!" Mais tarde expliquei aos irmãos de Aracaju que eu não fui para a conferência em Taiwan exatamente porque eu neguei a vida da alma. Justamente o oposto que eles pensavam. Eles pensavam que eu não fui porque eu não neguei minha vida da alma; eu lhes disse que não fui porque eu neguei a minha vida da alma. Deixe-me explicar. Para essa conferência, Taiwan já tinha nos convidado antes. Originalmente desejávamos ter trezentos irmãos e irmãs para ir para Taiwan para a conferência. Eu acho que os irmãos todos sabem disso. Muitos de nós estávamos dispostos a ir e se inscreveram. Depois, a viagem foi cancelada. Certamente, fomos desapontados em nosso coração. Por que foi cancelada? Porque os Estados Unidos vieram com a diretriz que devemos pagar determinada quantidade de dinheiro. Antes disso já tínhamos concordado com Taiwan que teríamos trezentas pessoas indo para lá antes da conferencia, então poderíamos ir para visitar as igrejas locais. Isso foi porque depois da conferência, santos de muitos outros países também visitariam as igrejas locais para o entremesclar. Se tivéssemos ido, verdadeiramente negaríamos nossa vida da alma, porque de acordo com a nossa verdadeira condição, não estávamos dispostos a ir. Precisaríamos pagar mais de dois mil dólares. Mas o Senhor disse: "Negue sua vida da alma. Não guarde esse dinheiro. Você precisa espalhar o evangelho da vida, o evangelho do reino dos céus para eles." Mas os irmãos dos Estados Unidos interferiram. Eu disse aos irmãos que por causa disso nós não iríamos. Não irmos também era o negar da nossa vida da alma, porque queríamos ir em primeiro lugar. Mas não vamos. Então, amados irmãos e irmãs, eles usaram diferentes meios para nos danificar. Graças ao Senhor, ainda seguimos a intenção do Senhor.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
O custo de 300 dólares do entremesclar não tinha a intenção de dificultar o fato dos santos estarem presentes na conferência. A participação naquela viagem de entremesclar não foi uma exigência imposta pelos cooperadores norte-americanos, mas uma opção para permitir uma reserva econômica referente às necessidades da viagem dentro da ilha de Taiwan, para facilitar o entremesclar com as igrejas.

Acusar os Cooperadores Norte-Americanos de Não Estarem Dispostos a Sofrer pela Obra do Senhor

O irmão Dong acusa falsamente os cooperadores norte-americanos de não estarem dispostos a sofrer pela obra do Senhor.
Dong Yu Lan, Conferência Nacional em Santiago, Chile, 14 de julho de 2007, Mensagem 2:
Todos os que são judiciais não passaram por nenhum sofrimento porque eles não querem sofrer. Alguns deles nos têm dito isso. Alguns foram para África para pregar o evangelho. A Africa é um lugar pobre; eles ficam em hotéis de cinco estrelas porque os lugares onde o povo vive são muito sujos. Vinte a trinta irmãos se reúnem em um hotel de cinco estrelas. E suas mensagens são totalmente judiciais. Primeiro ponto, segundo ponto, terceiro ponto, a mensagem já está pronta num esboço. Por quê? Porque eles não têm disposição para sofrer. Um deles, um líder nos Estados Unidos, na época em que os santos do Brasil costumavam ir aos treinamentos nos Estados Unidos. (...) Em Tijuana, a igreja foi estabelecida e eles convidaram os santos dos Estados Unidos para irem à sua primeira reunião da mesa do Senhor. Esses santos disseram que eles não poderiam ir porque eles não queriam sofrer. Então os santos do Brasil – nós estávamos alojados em um local de reunião nos Estados Unidos – foram lá. E esses irmãos nos disseram para não tomar água no México, que nós tínhamos que levar água dos Estados Unidos. Vocês vêem, eles não estão dispostos a sofrer. Assim, para a primeira reunião da mesa em Tijuana os irmãos brasileiros foram porque eles [os cooperadores] não estão dispostos a sofrer; eles têm medo de ser contaminados com alguma coisa e ficar doentes. Eles preferiram guardar a si mesmos saudáveis e não cuidar dos santos. Queridos irmãos, tudo isso pertence à esfera judicial. Eles não estão dispostos a sofrer.
Clique no ícone para ouvir um trecho do áudio desta mensagem.
O relato do irmão Dong é impreciso e completamente tendencioso. Repetir um rumor infundado ("Nos disseram") como parte de uma "mensagem" é algo inescrupuloso. Além disso, é bem conhecido que a água em certos países contém contaminantes que a torna inadequada para os não residentes beberem. Sabendo disso, irmão Dick Taylor ofereceu água de uma garrafa para o irmão Dong como uma medida de cuidado com sua saúde. O irmão Dong recebeu a água e agradeceu a Dick por aquilo. A questão da água não tem nada a ver com o fato de os irmãos estaremo ou não dispostos a ir ao México porque eles não estavam dispostos a sofrer. O próprio irmão Dong relatou esse incidente a um grupo de cooperadores em fevereiro de 2008 no qual Dick estava presente:
Em 1975 e 1976 muitos ficaram hospedados em Long Beach. Alguns com Dick. Quando formos para Tijuana para a mesa do Senhor, você cuidou de mim, dizendo-me que precisava levar uma garrafa de água, e não tomar a água da torneira. Sua atitude foi humilde. Eu não posso dizer o mesmo de outros irmãos. (Dong Yu Lan, falando em uma reunião com os cooperadores em Cerritos, Califórnia, 19 de fevereiro de 2008)
Esse é claramente um caso onde o irmão Dong disse aos cooperadores uma coisa e aos santos na América do Sul outra coisa. Na verdade, os cooperadores derramam-se regularmente sem considerar o seu conforto ou conveniência para ministrar e apascentar os santos. Em muitos casos, fazendo assim, eles têm arriscado a sua saúde. A crítica do irmão Dong a eles baseado em um relato distorcido desse incidente é repreensível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário